Visibilidade e Legitimidade na Atual Ecologia Midiática
Keywords:
visibilidade midiática, visibilidade e legitimidade, ecologia midiáticaAbstract
Minha investigação tem como pressuposto o fato de que as tecnologias de informação e comunicação e seus usos sociais têm alterado as possibilidades de ver e de ser visto, de interagir à distância, de representar e identificar o real, fenômenos que repercutem nos processos de institucionalização e obtenção de legitimidade das práticas sociais, incluindo as do próprio campo midiático. As noções de visibilidade e legitimidade de atores individuais e coletivos (comunidades, organizações) despertaram meu interesse há mais de uma década. Essas noções têm uso corrente em outros campos do saber, como a sociologia, a filosofia e a antropologia, e as considero pertinentes para estudar aspectos fundamentais das práticas e ambiências comunicativas contemporâneas. As relações entre indivíduos, instituições e organizações, tanto no contexto macro como em práticas em nível mais localizado, podem encontrar um respaldo teórico importante nos pensadores da teoria, reconhecida mundialmente, como Media Ecology.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estudos em Comunicação/Communication Studies is an Open Access journal. All its content is freely available without charge to the user or his institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles in this journal without asking prior permission from the publisher or the author. Estudos em Comunicação, by Labcom, is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported License. By submitting your work to Estudos em Comunicação/Communication studies you confirm you are the author and own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.