New shades of green

Contemporary logics of greenwashing through the mining industry

Authors

Abstract

The article reflects on contemporary elements of greenwashing, addressing the practice om a corporate/firm-level. Using a literature review on the topic, we highlight the need for scientific efforts capable of going beyond a more specific product-level to address the phenomenon as an ambiguous practice shaped by a multitude of discourses. Subsequently, we discuss the methodology and procedures of a pilot study adapted from international examples to analyze posts from the mining company Vale on Instagram. Adopting three narratives as categories, namely "Green Innovation," "Disorientation," and "Business as Usual," the investigation reveals markers and discursive patterns that point to the erasure of mining impacts, the appropriation of nature images, and silence about climate and dams. Finally, steps for the evolution of the analytical model for new research are discussed.

Author Biographies

Daniel Reis Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2017 e 2013). Diretor Científico (2020-2022) e Vice-Presidente (2022-2024) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Social Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) e Dissertação (2014). Líder do Grupo de Pesquisa IPÊ (Grupos de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas / UFMG). 

Fabia Pereira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Comunicação Social e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora do Centro de Comunicação (CEDECOM) da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Relações Públicas (PUCMG), especialização em Gestão Estratégica de Marketing (PUCMG), mestrado em Comunicação Social (PUCMG) e doutorado em Ciências da Comunicação (USP). Integrante dos Grupos de Pesquisa IPÊ (UFMG) e DIALORG (PUC-MG). Coordenadora Regional Sudeste do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), gestão 2020-2022. Diretora Científica Adjunta do Intercom, gestão 2020-2021. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, planejamento da comunicação, comunicação estratégica, relações públicas e discurso organizacional.

Samora N'zinga Soares Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Samora Nzinga é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Cientista Socioambiental pela UFMG. Possui experiência em mobilização social, produção cultural, comunicação, gestão de projetos, mediação de conflitos e, coleta, sistematização e análise de dados socioambientais. Dirigiu o documentário "Do Outro Lado da Serra" e idealizou o projeto Ponte Brasil Moçambique

Published

2024-12-31