Sebastião Salgado: encontro com a fotografia humanista francesa em Outras Américas
Keywords:
Comunicação, Fotografia humanista, Sebastião Salgado, Fotografia, Fotografia documentalAbstract
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é conhecido mundialmente pelas imagens humanitárias que registrou ao longo de sua carreira. Com formação em economia, Salgado vivenciou a ditadura no Brasil na década de 1960, fato que o levou a deixar o país com sua esposa e buscar segurança em solo parisiense. A mudança transformou não apenas sua vida pessoal, como fez aflorar o olhar de um dos mais renomados fotógrafos do mundo. Salgado iniciou seu trabalho de fotojornalismo na França, trabalhou na agência Magnum, além de ter contato com outras grandes agências internacionais de fotografia e com as obras de Cartier-Bresson, Robert Doisneau, Sabine Weiss, dentre outros fotógrafos, muitos deles representantes da fotografia humanista francesa. Ao longo de sua trajetória, o fotógrafo direcionou sua produção à fotografia documental e, em muitas de suas imagens, a aproximação com alguns dos conceitos da fotografia humanista francesa é perceptível. Este artigo, que compõe parte das pesquisas desenvolvidas pelas autoras, investiga como o humanismo se apresenta na fotografia de Sebastião Salgado, a partir da análise de seu primeiro trabalho autoral publicado no livro “Outras Américas”.References
Albornoz, C. (2005). Sebastião Salgado: o problema da ética e da estética na fotografia humanista. Contemporânea. 4 (2005.1). 93-103. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/17069
Beaumont-Maillet, L. (2003). Cette photographie qu’on appelle humaniste. In La photographie humaniste, 1945-1968. Autour d’Izis, Boubat, Brassaï, Dosneau, Ronis…Galerie de photographie. Bibliothèque Nationale de France.
Drauzio Entrevista | Sebastião Salgado. 2015. 64min. https://www.youtube.com/watch?v=4l3bZVZSZPI&t=1s
Hamilton, P. La photographie humaniste: un style made in France? In La photographie humaniste, 1945-1968. Autour d’Izis, Boubat, Brassaï, Dosneau, Ronis…Galerie de photographie. Bibliothèque Nationale de France.
Manson, J. (ed.). (s.d.). The Family of Man. Museum of Modern Art, New York. Maco Magazine Corporation: New York.
Martinez, S. (2000). Sebastião Salgado: “Meu trabalho é denúncia e testemunho”. In Biblioteca Babab. https://www.babab.com/no05/sebastiao_salgado.htm
Muritibs, M. (s.d.). Sebastião Salgado. In Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes - ECA/USP http://www2.eca.usp.br/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=67:sebastiao-salgado&catid=14:folios&Itemid=10
Petrapiana, B. (2016). Le Front populaire raconté par Capa, Doisneau ou Cartier-Bresson. In Le Monde. Paris. https://www.lemonde.fr/arts/article/2016/05/19/le-front-populaire-raconte-par-capa-doisneau-ou-cartier-bresson_4922410_1655012.html
Rêgo, A. R. e Barbosa, M. (2020). Historicidade, tempo e memória: interpretações de O Sal da Terra. In A. Rêgo, T. Queiroz & A. Hohlfeldt. Tempo e memória: interfaces entre os campos da comunicação e da história. (cap. 3). Porto Alegre: EDIPUCRS.
Salgado, S. (1986). Other Americas. Pantheon Books: New York.
Salgado, S, e Francq, I. (2014). Da minha terra à Terra. São Paulo: Paralela.
SOUSA, J. P. (2000). Uma história crítica do fotojornalismo Ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
Zamberlan, L.,Rasia, P., Souza, J., Grison, A., Gagliardi, A.,Teixeira, E., Drews, G., Vieira, E., Brizolla, M. & Allebrandt, S. (2019). Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Ijuí: Editora Unijuí. https://www.editoraunijui.com.br/produto/amostra/2180
Zerwes, E. (2016). A fotografia humanista e a construção de uma historiografia sobre a fotografia latino-americana. In História: debates e tendências. v.16, n.2, jul./dez., 314-327. http://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/6920
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estudos em Comunicação/Communication Studies is an Open Access journal. All its content is freely available without charge to the user or his institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles in this journal without asking prior permission from the publisher or the author. Estudos em Comunicação, by Labcom, is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Unported License. By submitting your work to Estudos em Comunicação/Communication studies you confirm you are the author and own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.