Novas formas de performance social no contexto digital da “economia da partilha”
Palavras-chave:
economia da partilha, plataformas digitais, capitalismo de plataforma, preconceito, internetResumo
Este artigo investiga como a Airbnb e BlaBlaCar utilizam o conceito de partilha para causar impacto nos modos de produção do caitalismo digital e estruturar novas formas de dramatização social. Através da análise das interfaces destas plataformas digitais, verificou-se que tais estruturas proporcionam às pessoas que utilizam os serviços da “economia da partilha” a sistematização de um retrato idealizado de si mesmas marcado por imaginários sociais sobre o trabalho colaborativo, a confiança mútua e a vida em comunidade. Constatou-se também que o funcionamento destas plataformas estimulam a formação de espaços de segurança a partir de procedimentos de validação de identidade auto-regulados pela avaliação de comportamentos e por uma vigilância recíproca entre os/as participantes. O objetivo principal deste método é garantir uma utilização fiável entre consumidores/as e prestadores/as de serviços. No entanto, ao constatar que o sucesso da “economia da partilha” está alicerçado na ideia de confiança entre os pares, notou-se que tais plataformas podem constituir-se em espaços de reafirmação e de reprodução de desigualdades sociais entre grupos de pessoas historicamente discriminadas.
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