A relação indivíduo/meio/conteúdo na produção das realidades mediada e não mediada e cultura/conhecimento enquanto génese paradigmática de comunicação: uma proposta reformulativa na abordagem epistemológica ao sistema massmediático

Autores

  • Martim Ramos Vasco UBI - Universidade da Beira Interior, Covilhã
  • Carlos Canelas Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior | Instituto Politécnico da Guarda

Palavras-chave:

interconexão, conteúdo, emissor/recetor, sistema massmediático, cultura/conhecimento

Resumo

Os massmedia sofreram alterações profundas desde a democratização do acesso à produção/difusão/reprodução da informação. A perda de poder de decisão sobre os eixos de comunicação, até então detidas  pelos habituais gatekeepers, exemplifica-o. Assim a esfera de sociabilização veiculada pela comunicação nas sociedades mediatizadas, evoluindo de uma “manipulação de conteúdos”, passa agora a ser cada vez mais "aberta" à "auto-comunicação", desse modo, vinda dos indivíduos, dos grupos e das massas para si próprios. Nesse contexto, defende-se que a disciplina “sociologia dos media” tem também uma evolução epistemológica a acontecer, visto que se começa a conseguir diagnosticar uma dependência de produção de conhecimento, a difundir, vindo das próprias massas (e demais instâncias), para que esse conhecimento se legitime como verdade e se constitua como conteúdo válidado. Desse modo pode dizer-se que, no último decénio, emissor e recetor têm tendido a tornar-se uma mesma instância. Assim a analise aos conteúdos comunicacionais destas sociedades e a análise aos conteúdos de comunicação nos media nessas mesmas sociedades equivalem-se concomitantemente. Propõe-se então uma análise crítica ao sistema, fazendo uma análise a alguns fenómenos emergentes no corpo social e retira-se algumas conclusões, propondo o fator Cultura como génese primordial num novo sistema comunicacional massmediático, o qual terá o seu berço num sistema mediático interconectado.

Biografia Autor

Martim Ramos Vasco, UBI - Universidade da Beira Interior, Covilhã

Lic Design, Pósgrad Comunicação e Imagem, Pósgrad. Estudos Avançados de Comunicação, Mestre em Marketing e Comunicação, Doutorando Ciências da Comunicação

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Publicado

2020-05-29

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Artigos