Ídolos desportivos no espaço mediático: O caso de Kimi Raikkonen

Autores

  • Handerson Aguiar Engrácio Instituto Politécnico da Guarda

Palavras-chave:

Raikkonen, comunicação, ídolo, media.

Resumo

A construção de ídolos desportivos numa lógica de criação de referências sociais vem desde tempos imemoriais. Os desportistas sempre foram admirados pelas suas capacidades físicas e psicológicas na busca das vitórias. Na sociedade globalizada e mediatizada dos nossos dias, estes ídolos contam com os instrumentos de comunicação digitais na sua relação com os fãs, patrocinadores e media. Isto faz com que os melhores desportistas sejam conhecidos em todo o mundo e escrutinados não apenas pelas suas performances mas também por aspetos laterais como a sua personalidade e atitudes. Neste trabalho propomos um estudo de caso sobre uma destas estrelas: Conhecer as razões da popularidade do piloto de fórmula 1 Kimi  Raikkonen. Recolhendo comentários de seguidores de fórmula 1 em duas publicações nas redes sociais Youtube e Facebook da entidade que gere a Fórmula 1 e aplicando um questionário a fãs do piloto num fórum do site Autosport.com, fazemos uma análise de conteúdo numa lógica qualitativa em que se constata que os aspetos de personalidade são particularmente relevantes para a admiração a este piloto.

Biografia Autor

Handerson Aguiar Engrácio, Instituto Politécnico da Guarda

Licenciado em Comunicação e Relações Públicas [IPG], Licenciado em Comunicação Social [Uminho], Mestre em Comunicação Educacioanal Multimédia [UAberta], Doutor em Ciências da Comunicação [UNova Lisboa]. Docente Instituto Politécnico da Guarda desde 2002, responsável de campo de Laboratório de Rádio da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto [IPG] desde 2002, Diretor do curso TeSP de Comunicação,  Protocolo e Organização de Eventos [IPG] desde 2016.

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Publicado

2019-05-31