As narrativas audiovisuais destinadas ao público infantil no início da década de 1990: práticas de intertextualidade transmídia em desenhos animados
Palavras-chave:
narrativas, infância, televisão, ficção seriada, cinemaResumo
Desde o início da televisão, o público infantil é considerado um engajado consumidor de narrativas de mídia e as pesquisas sobre esse cenário são cada vez mais expressivas. O presente trabalho se inspirou nesse contexto e tem por objetivo analisar as práticas de intertextualidade transmídia na ficção seriada televisiva em desenho animado Back to the future (1991-1992), proveniente da trilogia de cinema homônima (1985-1990). Foram selecionados seis episódios e analisados sob a ótica do conceito da intertextualidade transmídia proposto por Kinder (1991). Os resultados apontam que o referido seriado de televisão proporciona experiências educativas e informativas, além de ser considerado uma expansão do universo dos filmes cinematográficos de origem. A prática de intertextualidade transmídia se dá, principalmente, por procedimentos de citação e alusão.
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