Mídia, racismo e futebol: análise de jornais brasileiros e espanhóis sobre o caso Vinícius Júnior
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar as representações e das capas dos principais jornais do Brasil e da Espanha sobre o caso de racismo envolvendo o atleta Vinicius Junior no futebol espanhol, ocorrido em maio de 2023 com desdobramentos subsequentes. O estudo possui abordagem exploratória, embasada pelo método comparativo, utilizando análise de conteúdo e Budd score. A seleção do corpus foi definida com base na circulação dos jornais do Brasil (Folha de São Paulo e O Globo) e da Espanha (El País e El Mundo), levando em consideração a relevância dada ao assunto em conjunto com outros temas como política, economia, esporte e cultura para seus leitores. Como resultados evidenciam-se a cobertura expressiva sobre este episódio de racismo sofrida pelo jogador Vinicius Junior, sendo que o veículo O Globo deu maior ênfase em todas as categorias. As qualidades de representação destacam os jornais brasileiros com ênfase na punição da transgressão, na retomada histórica de outros casos e na consequência subjetivas para o atleta.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
