Novos tons de verde

Lógicas contemporâneas de greenwashing a partir da mineração

Autores

Resumo

O artigo reflete sobre elementos contemporâneos do greenwashing, abordando a prática a partir de uma dimensão corporativa. Em termos específicos, promove uma revisão bibliográfica sobre o tema, destacando a necessidade de esforços científicos capazes de irem além de uma dimensão mais pontual dos produtos para abordar o fenômeno enquanto uma prática ambígua e conformada por multitudes de discursos. Na sequência, discute a metodologia e os procedimentos de um estudo piloto adaptado a partir de exemplos internacionais para analisar postagens da mineradora Vale no Instagram. Adotando como categoria três narrativas, a de “Inovação Verde”, “Desorientação” e “Negócios como de costume”, a investigação revela marcadores e padrões discursivos que apontam para o apagamento dos impactos da mineração, a apropriação de imagens da natureza e o silenciamento sobre o clima e sobre barragens. Por fim, são discutidos passos para a evolução do modelo analítico visando novas pesquisas. 

Biografias Autor

Daniel Reis Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2017 e 2013). Diretor Científico (2020-2022) e Vice-Presidente (2022-2024) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Social Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) e Dissertação (2014). Líder do Grupo de Pesquisa IPÊ (Grupos de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas / UFMG). 

Fabia Pereira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Comunicação Social e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora do Centro de Comunicação (CEDECOM) da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Relações Públicas (PUCMG), especialização em Gestão Estratégica de Marketing (PUCMG), mestrado em Comunicação Social (PUCMG) e doutorado em Ciências da Comunicação (USP). Integrante dos Grupos de Pesquisa IPÊ (UFMG) e DIALORG (PUC-MG). Coordenadora Regional Sudeste do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), gestão 2020-2022. Diretora Científica Adjunta do Intercom, gestão 2020-2021. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, planejamento da comunicação, comunicação estratégica, relações públicas e discurso organizacional.

Samora N'zinga Soares Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Samora Nzinga é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Cientista Socioambiental pela UFMG. Possui experiência em mobilização social, produção cultural, comunicação, gestão de projetos, mediação de conflitos e, coleta, sistematização e análise de dados socioambientais. Dirigiu o documentário "Do Outro Lado da Serra" e idealizou o projeto Ponte Brasil Moçambique

Downloads

Publicado

2024-12-31