Novos tons de verde
Lógicas contemporâneas de greenwashing a partir da mineração
Resumo
O artigo reflete sobre elementos contemporâneos do greenwashing, abordando a prática a partir de uma dimensão corporativa. Em termos específicos, promove uma revisão bibliográfica sobre o tema, destacando a necessidade de esforços científicos capazes de irem além de uma dimensão mais pontual dos produtos para abordar o fenômeno enquanto uma prática ambígua e conformada por multitudes de discursos. Na sequência, discute a metodologia e os procedimentos de um estudo piloto adaptado a partir de exemplos internacionais para analisar postagens da mineradora Vale no Instagram. Adotando como categoria três narrativas, a de “Inovação Verde”, “Desorientação” e “Negócios como de costume”, a investigação revela marcadores e padrões discursivos que apontam para o apagamento dos impactos da mineração, a apropriação de imagens da natureza e o silenciamento sobre o clima e sobre barragens. Por fim, são discutidos passos para a evolução do modelo analítico visando novas pesquisas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.