Quando “os golos dispensam balizas”
Uma análise às estratégias de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal
Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar as estratégias de responsabilidade social adotadas pela Fundação do Futebol, iniciativa criada pela Liga Portugal. Considerando as propostas de Kotler e Lee (2005), sobre as práticas de responsabilidade social, procura-se nesta investigação analisar de que forma estas podem ser aplicadas no âmbito desportivo e, em particular, no universo do futebol. Procura-se assim avaliar o tipo de publicações que têm sido feitas pela Fundação no Facebook. O período escolhido para a análise corresponde a todo o ano de 2022. Neste contexto, foi feita uma recolha de 347 postagens. Para efeitos de análise foi considerada uma abordagem qualitativa, com base em autores como Berelson (1952) e Neuendorf (2017), que enfatizam a relevância da análise de conteúdo como uma técnica válida para extrair informações significativas e interpretar dados qualitativos. As publicações e estratégias utilizadas pela Fundação do Futebol foram categorizadas com base nas seis práticas de RSC propostas por Kotler e Lee (2005). Os resultados permitem identificar as principais iniciativas empregadas pela Fundação. A partir dessas práticas, este estudo desenvolveu três estratégias agrupadas por equivalência de objetivos, permitindo uma visão detalhada das ações de sensibilização, intervenção e práticas corporativas promovidas pela Fundação do Futebol.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.