Quando “os golos dispensam balizas”

Uma análise às estratégias de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal

Autores

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar as estratégias de responsabilidade social adotadas pela Fundação do Futebol, iniciativa criada pela Liga Portugal. Considerando as propostas de Kotler e Lee (2005), sobre as práticas de responsabilidade social, procura-se nesta investigação analisar de que forma estas podem ser aplicadas no âmbito desportivo e, em particular, no universo do futebol. Procura-se assim avaliar o tipo de publicações que têm sido feitas pela Fundação no Facebook. O período escolhido para a análise corresponde a todo o ano de 2022. Neste contexto, foi feita uma recolha de 347 postagens. Para efeitos de análise foi considerada uma abordagem qualitativa, com base em autores como Berelson (1952) e Neuendorf (2017), que enfatizam a relevância da análise de conteúdo como uma técnica válida para extrair informações significativas e interpretar dados qualitativos. As publicações e estratégias utilizadas pela Fundação do Futebol foram categorizadas com base nas seis práticas de RSC propostas por Kotler e Lee (2005). Os resultados permitem identificar as principais iniciativas empregadas pela Fundação. A partir dessas práticas, este estudo desenvolveu três estratégias agrupadas por equivalência de objetivos, permitindo uma visão detalhada das ações de sensibilização, intervenção e práticas corporativas promovidas pela Fundação do Futebol.

Biografias Autor

Fernando Jesus da Rocha, Universidade da Beira Interior

Fernando Rocha é mestre em Comunicação Estratégica - Publicidade e Relações Públicas - e doutorando em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é bolseiro junto à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Especializado em Comunicação e Marketing. Investigador associado ao LabCom - Comunicação e Artes, unidade de investigação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior e ao Grupo de Pesquisa em Jornalismo Desportivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Ricardo Morais, Universidade do Porto

Ricardo Morais é doutor em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). É Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É pesquisador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É também colaborador do LabCom - Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, onde integra o grupo Comunicação e Media. É investigador do projeto "MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regional para a Confiança e Literacia Cívica".

Downloads

Publicado

2024-12-31