A ética no Jornalismo – Análise comparativa da cobertura jornalística do conflito russo-ucraniano pelo Telejornal da RTP1 e pelo Jornal das 8 da TVI
Resumo
O presente estudo investiga o cumprimento das normas do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses na cobertura noticiosa televisiva da primeira semana da invasão russa da Ucrânia (de 24 de fevereiro a 2 de março de 2022), no Telejornal, da RTP1, e no Jornal das 8, da TVI. Partindo de um desenho metodológico comparativo, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo, análise crítica de discurso e entrevista, a editores da secção Internacional dos canais e ao primeiro jornalista português, freelancer, a cobrir o conflito a partir do Donbass. Os resultados obtidos sugerem um melhor desempenho da RTP1 em matéria de audição de partes com interesses atendíveis, de diversificação e identificação de fontes, e de distinção clara entre opinião e notícia. A TVI destaca-se pelo rigor e exatidão, inclusão de fontes envolvidas no conflito e atribuição de opiniões. Em ambos os canais, predominou uma imagética íntima, repleta de vida, e a individualização de figuras políticas, com especial destaque para a de Vladimir Putin. Embora a Rússia desempenhe um papel ativo na maior parte do discurso analisado, a TVI concedeu mais vezes um papel ativo à Ucrânia. Os separatistas das autoproclamadas repúblicas foram excluídos do material da RTP1 e foram apenas quatro vezes referidos nas peças da TVI.
Palavras-chave: Jornalismo; ética e deontologia jornalísticas; televisão; guerra; Ucrânia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.