Verdades à medida. Interesses e factos em controvérsia durante a pandemia

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Resumo

Este artigo visa articular, de um ponto de vista crítico, a relação entre verdade, facto e interesse nas dinâmicas informacionais no digital. Partindo do pressuposto de que muita da atual aceleração social e informativa é fortemente motivada por estratégias de captura da atenção, entendemos as redes digitais como um dos principais meios para a expansão e propagação de informações, mas que não escapam a objetivos particulares. No caso da pandemia, a atual contingência sociotécnica revelou, per se, uma dinâmica de conquista e captura do espaço-tempo, colocando frente a frente, factos e interesses que se revelaram controversos. Com uma metodologia exploratória e reflexiva, incidimos a nossa análise em quatro grandes controvérsias que se evidenciaram ao longo do primeiro ano de pandemia COVID-19. Estas controvérsias geraram notícias, desmentidos, partilhas e milhares de comentários online, muitas vezes lançaram confusão, no já complexo cenário de pandemia, aceleraram processos de contra-informação, desinformação e fake news. Discutimos ainda como é que a atual dinâmica informacional no digital mobiliza ou cria argumentos que acabam por extremar posições, em disputas entre os interesses particulares e os próprios factos científicos.

Biografias Autor

Pedro Costa, Universidade Lusófona

Pedro Rodrigues Costa

Licenciado em Sociologia (2007), mestre em Sociologia das Organizações e do Trabalho (2009) e doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Universidade do Minho. É professor na Universidade Lusófona, investigador no CICANT, diretor do mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias e assessor de direção do Departamento de Comunicação e Artes, da FCAATI – Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona. É também vice-coordenador do grupo de trabalho sobre comunicação intercultural da SOPCOM e membro da Wikimédia Portugal para a investigação. Foi Co-PI do projeto FCT “Engage for SDG”.

https://orcid.org/0000-0002-1223-6462

Ciência ID: 4916-1D7B-5C3E

Daniel Noversa, Universidade do Minho

Daniel Noversa

Licenciado (2014) e mestre (2017) em Sociologia pela Universidade do Minho. Atualmente, é doutorando em Estudos Culturais e bolseiro da FCT no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Desenvolve investigação na Sociologia da Cultura, nomeadamente nas questões relacionadas com as identidades, a memória social, a cultura visual e mediática, as migrações e a comunicação intercultural. É membro da SOPCOM e integra os grupos de trabalho “Comunicação Intercultural” e “Cultura Visual”, é também membro do RN7-Sociology of Culture da Associação Europeia de Sociologia.

https://orcid.org/0000-0003-2960-0440

https://www.cienciavitae.pt/portal/C015-BC1E-7134

Alice Balbé, Universidade do Minho

Alice Dutra Balbé

Alice Balbé é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (UM). É mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Informação e Jornalismo, pela mesma universidade (UM) e bacharel em Jornalismo, pela Universidade Franciscana (UFN). É investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Tem participado de projetos internacionais e desenvolvido investigação sobre representações, relações interculturais, colonialismo, género, questões ambientais, alterações climáticas, redes sociais, jornalismo e consumo de notícias.

https://orcid.org/0000-0002-9584-1966  

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Publicado

2024-12-31