Verdades à medida. Interesses e factos em controvérsia durante a pandemia
Resumo
Este artigo visa articular, de um ponto de vista crítico, a relação entre verdade, facto e interesse nas dinâmicas informacionais no digital. Partindo do pressuposto de que muita da atual aceleração social e informativa é fortemente motivada por estratégias de captura da atenção, entendemos as redes digitais como um dos principais meios para a expansão e propagação de informações, mas que não escapam a objetivos particulares. No caso da pandemia, a atual contingência sociotécnica revelou, per se, uma dinâmica de conquista e captura do espaço-tempo, colocando frente a frente, factos e interesses que se revelaram controversos. Com uma metodologia exploratória e reflexiva, incidimos a nossa análise em quatro grandes controvérsias que se evidenciaram ao longo do primeiro ano de pandemia COVID-19. Estas controvérsias geraram notícias, desmentidos, partilhas e milhares de comentários online, muitas vezes lançaram confusão, no já complexo cenário de pandemia, aceleraram processos de contra-informação, desinformação e fake news. Discutimos ainda como é que a atual dinâmica informacional no digital mobiliza ou cria argumentos que acabam por extremar posições, em disputas entre os interesses particulares e os próprios factos científicos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.