Operação Lava Jato

Como a campanha de marketing controlou a opinião pública

Autores

Resumo

Este artigo tem analisa como as estratégias de comunicação e difusão mobilizadas pelos agentes da operação Lava Jato, por meio da ampla propaganda produzida, tornou- se um instrumento fundamental para produzir popularidade à operação, garantindo legitimidade e credibilidade. Partimos do princípio que essa estratégia é parte do processo de construção da corrupção como um problema público em que os agentes da justiça se apresentam, não somente como responsáveis por inquéritos e investigações, mas, sobretudo, como protagonistas no processo de definição e imposição de novas regras morais. A análise permitiu mostrar que a reação coletiva aos escândalos jurídicos evidenciados pela Lava Jato é indissociável da construção de alianças dos agentes da justiça com atores sociais estratégicos, essenciais para a formação de uma arena pública sobre corrupção.

Biografia Autor

Fernanda Petrarca, Universidade Federal de Sergipe

Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e pós doutorado em Sociologia pela mesma universidade. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe, integrando o Programa de Pós Graduação em Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia Política, com o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: atuação profissional, engajamento político profissional, formação de grupos profissionais, elites profissionais, usos da formação universitária, jornalismo e mídia.

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Publicado

2024-12-31