Operação Lava Jato
Como a campanha de marketing controlou a opinião pública
Resumo
Este artigo tem analisa como as estratégias de comunicação e difusão mobilizadas pelos agentes da operação Lava Jato, por meio da ampla propaganda produzida, tornou- se um instrumento fundamental para produzir popularidade à operação, garantindo legitimidade e credibilidade. Partimos do princípio que essa estratégia é parte do processo de construção da corrupção como um problema público em que os agentes da justiça se apresentam, não somente como responsáveis por inquéritos e investigações, mas, sobretudo, como protagonistas no processo de definição e imposição de novas regras morais. A análise permitiu mostrar que a reação coletiva aos escândalos jurídicos evidenciados pela Lava Jato é indissociável da construção de alianças dos agentes da justiça com atores sociais estratégicos, essenciais para a formação de uma arena pública sobre corrupção.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.