Mitos e Jornalismo Contemporâneo - Contributos a uma abordagem científica à indexação do conteúdo jornalístico aos mitos: sistematização de uma matriz referencial de leitura do mitológico no jornal.
Palavras-chave:
Comunicação, Cultura, Envolvente, Jornalismo, MitosResumo
Os mitos existem? São ‘coisas’ erradas? Os mitos são o contrário da ciência? E pode, ou deve, a ciência contemporânea ter consideração pelo mitológico, quando se fala em ciências da comunicação? Fazemos um enquadramento do conceito de mito. Sistematizamos algumas caraterísticas apoiados na semiologia e estruturalismo, temos atenção à fenomenologia e enquadramos algumas perspetivas da psicanálise. Enquadramos o mito nos processos de comunicação. E refletimos sobre a presença dos mitos no ambiente cultural e comunicacional contemporâneo. Exemplificamos a presença dos mitos na realidade contemporânea e passamos à pergunta: a deontologia do jornalismo obriga-o à factualidade. Haverá presença do mitológico no jornalismo contemporâneo? Analisamos então alguns jornais e concluímos sugerindo uma matriz referencial da leitura do mitológico na imprensa escrita.
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