Traços ensaísticos na construção da narrativa fílmica

Auteurs

  • Eduardo Paschoal de Sousa Universidade de Brasília.

Mots-clés :

film-essai, cinéma brésilien, cinéma essayiste, hybridité.

Résumé

Cet article traite du film-essai et le cinéma essayiste comme méthodes
d’élaboration du récit cinématographique, plus directement dans le documentaire Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz et Marcelo Gomes, et de forme subjective dans le long Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), des mêmes réalisateurs. Il demande également comment cette construction tend vers une intersection narrative, à la jonction de plusieurs strates et territoires du cinéma.

Biographie de l'auteur

Eduardo Paschoal de Sousa, Universidade de Brasília.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, na linha de Cultura Audiovisual e Comunicação, pela ECA/USP. Integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da mesma instituição. 

Références

Referências bibliográficas

BERNARDET, J.C. (2004). A migração das imagens. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). Documentário no Brasil - Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial.

______________. (2010). Entrevista Marcelo Gomes e Karim Ainouz. Disponível em: <http://jcbernardet.blog.uol.com.br/arch2010-05-02_2010-05-08.html>. Acesso em 03 de abril de 2016.

BLÜMLINGER, C. (2013). Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck.

CORRIGAN, T. (2015). O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Maker. Campinas: Papirus.

LÓPEZ, A. W. (2015). “Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio”. In: TEIXEIRA, F. E (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

MACHADO, A. (2003). “O filme-ensaio”. In: Revista Concinnitas. Ano 4, v. 5.

NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas: Papirus.

PAPAZIAN, E.; EADES, C. (2016). The essay film: dialogue, politica, utopia. Londres: Wallflower Press.

RASCAROLI, L. (2009). The personal camera: subjective cinema and the essay film. Londres: Wallflower Press.

STAM, R. (2015). “Do filme-ensaio ao mockumentary”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

XAVIER, I. (2015). “A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

Filmografia

Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Publiée

2018-09-28

Numéro

Rubrique

DOSSIER TEMÁTICO | Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique