Traços ensaísticos na construção da narrativa fílmica

Autores/as

  • Eduardo Paschoal de Sousa Universidade de Brasília.

Palabras clave:

filme-ensayo, cine brasileño, cine ensayístico, hibridismos.

Resumen

En el presente artículo se discuten el filme-ensayo y el cine ensayístico
como métodos de elaboración de la narrativa fílmica, presente más directamente en el documental Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz y Marcelo Gomes, y de forma subjetiva en el largo Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de los mismos directores. Se indaga, también, cómo esa construcción tiende a un intermedio narrativo, en la unión de varias capas y territorios del cine.

Biografía del autor/a

Eduardo Paschoal de Sousa, Universidade de Brasília.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, na linha de Cultura Audiovisual e Comunicação, pela ECA/USP. Integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da mesma instituição. 

Citas

Referências bibliográficas

BERNARDET, J.C. (2004). A migração das imagens. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). Documentário no Brasil - Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial.

______________. (2010). Entrevista Marcelo Gomes e Karim Ainouz. Disponível em: <http://jcbernardet.blog.uol.com.br/arch2010-05-02_2010-05-08.html>. Acesso em 03 de abril de 2016.

BLÜMLINGER, C. (2013). Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck.

CORRIGAN, T. (2015). O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Maker. Campinas: Papirus.

LÓPEZ, A. W. (2015). “Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio”. In: TEIXEIRA, F. E (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

MACHADO, A. (2003). “O filme-ensaio”. In: Revista Concinnitas. Ano 4, v. 5.

NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas: Papirus.

PAPAZIAN, E.; EADES, C. (2016). The essay film: dialogue, politica, utopia. Londres: Wallflower Press.

RASCAROLI, L. (2009). The personal camera: subjective cinema and the essay film. Londres: Wallflower Press.

STAM, R. (2015). “Do filme-ensaio ao mockumentary”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

XAVIER, I. (2015). “A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

Filmografia

Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Publicado

2018-09-28

Número

Sección

DOSSIER TEMÁTICO | Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique