Eduardo Coutinho e a teoria do “cinema de conversa”

Auteurs

  • Alexandre Rafael Garcia Unespar
  • Débora Regina Opolski IFPR

Résumé

L’article analyse le cinéma d’Eduardo Coutinho à partir de la notion de « cinéma de la conversation », comprise comme une forme documentaire où l’oralité, l’écoute et la présence du corps organisent la structure narrative et la mise en scène. Fondé sur la Théorie des Cinéastes, il articule les réflexions du propre Coutinho et utilise des images spectrales de la bande sonore pour observer comment les voix se manifestent et acquièrent une épaisseur esthétique dans les films documentaires.




Bibliographies de l'auteur

Alexandre Rafael Garcia, Unespar

Alexandre Rafael Garcia é professor da Unespar, nos cursos Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Programa de Pós-Graduação em Cinema e Vídeo. Doutor em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e bacharel em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Criador, produtor e diretor da série de vídeo ensaios Dicionário de Cinema e coordenador editorial da Coleção Escrever o Cinema. Autor do livro "Contos morais e o cinema de Éric Rohmer" (A Quadro, 2021) e organizador, junto com Débora Opolski, do livro "Cinema, criação e reflexão: 10 anos de Cinecriare" (Letraria, 2024). Integra o grupo de pesquisa Cinecriare – Cinema: Criação e Reflexão.

Débora Regina Opolski, IFPR

Débora Opolski é professora do curso técnico em Produção de áudio e vídeo do IFPR e da Pós-Graduação em cinema e artes do vídeo (PPG-CINEAV), da Unespar. Doutora em Comunicação e Linguagens. Integra o grupo de pesquisa Cinecriare – Cinema: Criação e Reflexão. Autora dos livros "Introdução ao desenho de som" (2013, UFPB) e "Edição de diálogos no cinema" (2021, UFPR). Organizadora, junto com Alexandre Rafael Garcia, do livro "Cinema, criação e reflexão: 10 anos de Cinecriare" (Letraria, 2024). Trabalha com criação sonora no audiovisual, tendo editado sons para diversos filmes brasileiros, como "Tropa de Elite" 1 e 2 (José Padilha, 2007 e 2010), "Ensaio sobre a Cegueira" (Fernando Meirelles, 2008), "A mesma parte de um homem" (Ana Johann, 2021) e "O sol das mariposas" (Fábio Allon, 2024).

Publiée

2026-03-31