O cinema etnográfico de António Campos: entre uma abordagem observacional, expositiva e participativa

Autores/as

  • Bertrand Lira _ Departamento de Mídias Digitais (Demid) _ Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) _ Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil) _ Pesquisador em cinema e audiovisual

Palabras clave:

documental, narrativa, estilo, António Campos, puesta en escena.

Resumen

Nos ocuparemos de la construcción de la narrativa documental emprendida por el cineasta portugués António Campos al apuntar su aparato fílmico al mundo histórico, utilizando el concepto de “voz” de Bill Nichols (2005) para referirse a los modos de abordaje de lo real que cada cineasta utiliza en la elaboración de un discurso sobre un tema y los sujetos de estas representaciones. En el trabajo documental de Campos identificamos el uso de los modos expositivo, observacional y participativo.

Biografía del autor/a

Bertrand Lira, _ Departamento de Mídias Digitais (Demid) _ Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) _ Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil) _ Pesquisador em cinema e audiovisual

Professor do Dr. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Citas

AREAL, L. (2011). O cinema-directo no período revolucionário português In Tradição e reflexões: contributos para a teoria e estética do documentário. Covilhã, PT. LabCom Books.

DA-RIN, S. (2004).Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.

FREIRE, M. (2011). “Prolegômenos para um entendimento da descrição etnocinematográfica” In Tradição e reflexões: contributos para a teoria e estética do documentário. Covilhã, PT. LabCom Books.

NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus.

PENAFRIA, M. (2009). O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta. Covilhã. Livros LabCom.

RAMOS, F. R. (2008). Mas afinal...o que é mesmo documentário? São Paulo: editora Senac São Paulo.

Filmografia documental

Leiria, 1960 (1960), de António Campos.

A Almadraba Atuneira (1961), de António Campos.

Vilarinho das Furnas (1971), de António Campos.

Falámos de Rio de Onor (1973), de António Campos.

A Festa (1975), de António Campos.

Gente da Praia da Vieira (1975), de António Campos.

Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976), de António Campos.

Ex-Votos Portugueses (1977), de António Campos.

Publicado

2022-09-30