O cinema etnográfico de António Campos: entre uma abordagem observacional, expositiva e participativa

Authors

  • Bertrand Lira _ Departamento de Mídias Digitais (Demid) _ Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) _ Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil) _ Pesquisador em cinema e audiovisual

Keywords:

documentary, narrative, style, António Campos, mise-en-scène.

Abstract

This article deals with the construction of the documentary narrative undertaken by the Portuguese filmmaker António Campos when he points his camera toward the historical world. To do so, I will use the concept of "voice" formulated by Bill Nichols (2005) to refer to the ways of approaching the real that directors use in the elaboration of their discourses about reality. In Campos' documentaries, I identify the use of expository, observational, and participatory modes.

Author Biography

Bertrand Lira, _ Departamento de Mídias Digitais (Demid) _ Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) _ Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil) _ Pesquisador em cinema e audiovisual

Professor do Dr. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

References

AREAL, L. (2011). O cinema-directo no período revolucionário português In Tradição e reflexões: contributos para a teoria e estética do documentário. Covilhã, PT. LabCom Books.

DA-RIN, S. (2004).Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.

FREIRE, M. (2011). “Prolegômenos para um entendimento da descrição etnocinematográfica” In Tradição e reflexões: contributos para a teoria e estética do documentário. Covilhã, PT. LabCom Books.

NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus.

PENAFRIA, M. (2009). O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta. Covilhã. Livros LabCom.

RAMOS, F. R. (2008). Mas afinal...o que é mesmo documentário? São Paulo: editora Senac São Paulo.

Filmografia documental

Leiria, 1960 (1960), de António Campos.

A Almadraba Atuneira (1961), de António Campos.

Vilarinho das Furnas (1971), de António Campos.

Falámos de Rio de Onor (1973), de António Campos.

A Festa (1975), de António Campos.

Gente da Praia da Vieira (1975), de António Campos.

Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976), de António Campos.

Ex-Votos Portugueses (1977), de António Campos.

Published

2022-09-30