Traços ensaísticos na construção da narrativa fílmica
Palavras-chave:
filme-ensaio, cinema brasileiro, entremeio narrativo, hibridismosResumo
O presente artigo discute o filme-ensaio e o ensaístico como método de construção fílmica, presente mais diretamente no documentário Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, e de forma subjetiva no longa Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), dos mesmos diretores. Indaga, também, como essa construção tende a um entremeio narrativo, na junção de várias camadas e territórios do cinema.Referências
Referências bibliográficas
BERNARDET, J.C. (2004). A migração das imagens. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). Documentário no Brasil - Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial.
______________. (2010). Entrevista Marcelo Gomes e Karim Ainouz. Disponível em: <http://jcbernardet.blog.uol.com.br/arch2010-05-02_2010-05-08.html>. Acesso em 03 de abril de 2016.
BLÜMLINGER, C. (2013). Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck.
CORRIGAN, T. (2015). O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Maker. Campinas: Papirus.
LÓPEZ, A. W. (2015). “Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio”. In: TEIXEIRA, F. E (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.
MACHADO, A. (2003). “O filme-ensaio”. In: Revista Concinnitas. Ano 4, v. 5.
NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas: Papirus.
PAPAZIAN, E.; EADES, C. (2016). The essay film: dialogue, politica, utopia. Londres: Wallflower Press.
RASCAROLI, L. (2009). The personal camera: subjective cinema and the essay film. Londres: Wallflower Press.
STAM, R. (2015). “Do filme-ensaio ao mockumentary”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.
XAVIER, I. (2015). “A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.
Filmografia
Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.
Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.