O cinema etnográfico de António Campos: entre uma abordagem observacional, expositiva e participativa
Palavras-chave:
Documentário, Narrativa, Estilo, António Campos, Mise-en-scène.Resumo
Trataremos aqui da construção da narrativa documental empreendida pelo cineasta português António Campos ao apontar seu aparato fílmico para o mundo histórico, utilizando o conceito de “voz” de Bill Nichols (2005) para se referir aos modos de abordagem do real que cada realizador utiliza na elaboração de um discurso sobre um tema e os sujeitos dessas representações. Na obra documental de Campos, identificamos o uso os modos expositivo, observacional e participativo.
Referências
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Filmografia documental
Leiria, 1960 (1960), de António Campos.
A Almadraba Atuneira (1961), de António Campos.
Vilarinho das Furnas (1971), de António Campos.
Falámos de Rio de Onor (1973), de António Campos.
A Festa (1975), de António Campos.
Gente da Praia da Vieira (1975), de António Campos.
Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976), de António Campos.
Ex-Votos Portugueses (1977), de António Campos.
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