Os orçamentos participativos na imprensa regional: um estudo de caso

Autores

  • João Paulo Limão Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

public sphere, media effects, local press, participatory budgeting.

Resumo

A informação e comunicação são essenciais para o exercício democrático, independentemente do modelo de demo- cracia. No entanto, no modelo deli-berativo, a partilha e auscultação de diferentes pontos de vista adquire um papel fulcral para o debate e para a tomada de decisões. Nesse sentido, o conjunto de experiências denominadas de Orçamento Participativo (OP), que estabelecem mecanismos de codecisão, com a participação dos cidadãos a determinar o destino de uma percentagem do orçamento público, pode constituir-se como um interessante campo de análise para estudar a importância do acesso à informação para a deliberação. Por outro lado, apesar da crescente afirmação de novos media, nomeadamente digitais, os meios de comunicação tradicionais, como os jornais, a rádio e a televisão continuam a desempenhar um papel fundamental para a formação da imagem que os cidadãos detêm do mundo. Assim, atendendo ao carácter municipal ou local dos OP, pretende-se estudar a publicação de notícias na imprensa regional, a partir de um estudo de caso de um OP municipal deliberativo. O objeto de estudo selecionado é a informação sobre orçamentos participativos publicada em jornais locais e regionais, a partir do estudo de caso do OP Odemira, que se caracteriza por ser uma das experiências mais antigas em Portugal. Nesta primeira fase de pesquisa, efetuou-se uma análise de conteúdo dos artigos publicados nestes órgãos de comunicação social, com uma abordagem quantitativa ao número de notícias publicadas e às suas características (períodos de publicação, distribuição por títulos, temas ou fontes). Com esta investigação, pretendeu-se verificar o volume e condições da informação publicada, bem como as temáticas abordadas e as fontes citadas, de modo a entender qual o enquadramento do OP na imprensa regional. Esta análise aos artigos de seis títulos da imprensa local e regional do Alentejo, durante um período de seis anos, correspondentes ao tempo de vida do OP Odemira, permite perceber as fragilidades destas publicações para funcionarem como efetivas esferas públicas, demonstrando-se a escassa presença da sociedade civil como fonte de notícias. Um trabalho que deverá ser prolongado com uma análise mais aprofundada ao discurso das notícias.

Referências

Baekgaard, M. et al. (2014). Local news media and voter turnout. Local Government Studies, 40(4), 518-532.

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (4th ed.). Lisboa: Edições 70.

Bennett, W. L. et al. (2004). Managing the public sphere: journalistic construction of the great globalization. Journal of Communication, setembro, 437-455.

Camponez, C. (2002). Jornalismo de proximidade. Coimbra: Minerva Coimbra.

Carvalheiro, J. R. (2005). O triângulo bloqueado: media, política e cidadãos na democra-cia local. In J. C. Correia (org.), Comunicação e política (pp.181-202). Covilhã: Estudos em Comunicação – Universidade da Beira Interior.

Correia, J. (1998). Jornalismo regional e cidadania. Bocc – Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. Consultado em julho, 2017, em www.bocc.ubi.pt.

Correia, J. (2006). A imprensa regional e comunicação política. Bocc – Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. Consultado em julho, 2017, em www.bocc.ubi.pt.

Correia, J. (coord.) (2015). Agenda dos cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses. Covilhã: Livros LabCom.

Cunha, I. F. (2012). Análise dos media. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.

della Porta, D. (2013). Can democracy be daved?. Cambridge: Polity Press.

Dias, N. (2008). Orçamento participativo – animação cidadã para a participação pública. N/d: Associação In Loco.

Dias, N. (2014). A decade of participatory budgeting in Portugal: a winding but clarifying path. In N. Dias, Hope for democracy. 25 years of participatory budgeting worldwide (pp. 325-351). São Brás de Alportel: Associação In Loco.

ERC (2010). Imprensa local e regional em Portugal. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Fontcuberta, M. (2010). A Notícia. Pistas para compreender o Mundo. Alfragide: Casa das Letras.

Habermas, J. (2012). A transformação estrutural da esfera pública. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Hayes, D. & Lawless, J. L. (2015). As local news goes, so goes citizen engagement: media, knowledge, and participation in US house elections. The Journal of Politics, 77 (2), 447-462.

Mutz, D. C. (2006). Hearing the other side: deliberative versus participatory democracy. Nova Iorque: Cambridge University Press.

Oberholzer-Gee, F. & Waldfogel, J. (2009). Media markets and localism: does local news en Español boost hispanic voter turnout?. American Economic Review, 99 (5), 2120-2128.

Ribeiro, V. (2009). Fontes sofisticadas de informação: análise do produto jornalístico político da imprensa nacional diária de 1995 a 2005. Lisboa: Formal Press.

Santos, R. (2006). A fonte não quis revelar. Um estudo sobre a produção das notícias. Porto: Campo das Letras.

Serrano, E. (2006). Jornalismo político em Portugal. A cobertura de eleições presidenciais na imprensa e na televisão (1976-2001). Lisboa: Edições Colibri.

Sobral, L. & Magalhães, P. (1999). Introdução ao jornalismo desportivo. N/d: Cenjor e CNID. Sousa, J. P. (2004). Introdução à análise do discurso jornalístico impresso. Florianópolis: Letras

Contemporâneas.

Sousa, J. P. (2007). Comunicação regional e local na Europa Ocidental. Situação geral e os casos português e galego. Bocc – Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. Consultado em julho, 2017, em www.bocc.ubi.pt.

Downloads

Publicado

2018-06-04