Meninas no YouTube: participação, celebrização e cultura do consumo

Autores

  • Lidia Marôpo Instituto Politécnico de Setúbal Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA) http://orcid.org/0000-0003-4687-7628
  • Inês Vitorino Sampaio Universidade Federal do Ceará
  • Nut Pereira de Miranda Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

youtube, youtubers, crianças, identidade, gênero

Resumo

Com base numa pesquisa exploratória, estudamos canais de youtubers mirins com enorme popularidade no Brasil – Isabel Cerer (8 anos), Juliana Bal- tar (9 anos), Manoela Antelo (10 anos) e Júlia Silva (11 anos) –, com o objetivo de analisar as suas práticas de produção e divulgação de conteúdos, num contexto marcado por estratégias de celebrização (Jerslev e Mortensen, 2016) e por uma forte cultura do consumo (Featherstone, 2007). Como aporte teórico, discutimos as culturas digitais na infância com enfoque de gênero. Observamos, como resultado, um processo de bricolagem no qual as youtubers mobilizam três linhas estratégicas – capital lúdico, (micro)celebrização e feminilidade emergente – num jogo de forças em que a participação, criatividade e espontaneidade se justapõem a uma lógica de empreendedorismo pós-feminista (Genz, 2015) gerido de forma cada vez mais profissional e subordinado à lógica do consumo.

Biografias Autor

Lidia Marôpo, Instituto Politécnico de Setúbal Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA)

Instituto Politécnico de Setúbal
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA)

Inês Vitorino Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Nut Pereira de Miranda, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2018-06-05