Meninas no YouTube: participação, celebrização e cultura do consumo

Lidia Marôpo, Inês Vitorino Sampaio, Nut Pereira de Miranda

Resumo


Com base numa pesquisa exploratória, estudamos canais de youtubers mirins com enorme popularidade no Brasil – Isabel Cerer (8 anos), Juliana Bal- tar (9 anos), Manoela Antelo (10 anos) e Júlia Silva (11 anos) –, com o objetivo de analisar as suas práticas de produção e divulgação de conteúdos, num contexto marcado por estratégias de celebrização (Jerslev e Mortensen, 2016) e por uma forte cultura do consumo (Featherstone, 2007). Como aporte teórico, discutimos as culturas digitais na infância com enfoque de gênero. Observamos, como resultado, um processo de bricolagem no qual as youtubers mobilizam três linhas estratégicas – capital lúdico, (micro)celebrização e feminilidade emergente – num jogo de forças em que a participação, criatividade e espontaneidade se justapõem a uma lógica de empreendedorismo pós-feminista (Genz, 2015) gerido de forma cada vez mais profissional e subordinado à lógica do consumo.


Palavras-chave


youtube; youtubers; crianças; identidade; gênero

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