Representações sobre a aplicação de online dating Tinder nos media. Uma análise longitudinal da imprensa escrita Portuguesa entre 2012 - 2017

Rita Sepúlveda, Jorge Vieira

Resumo


Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo, com o propósito de analisar e compreender a atenção mediática e enquadramento dados à temática do online dating através da aplicação Tinder, entre 2012 e 2017, em três publicações nacionais – Correio da Manhã, Diário de Noticias e Observador. A análise mobilizou técnicas quantitativas, através da recolha de variáveis bibliográficas e técnicas qualitativas através da análise de conteúdo de artigos que abordavam a temática. Em termos de agenda setting, os resultados indicam para um número reduzido de peças exclusivas sobre a aplicação ou os seus utilizadores, sendo que esta surge maioritariamente como referência ou aludindo a diferenças nos relacionamentos de diferentes épocas. Em termos de framing este é condicionado pela linha editorial bastante presente nos artigos analisados.

 


Palavras-chave


Tinder; online dating; framing; agenda setting; imprensa.

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