Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal

Autores

  • Marisa Torres da Silva UNL, CIC.Digital
  • Rita Figueiras UCP, CECC
  • Maria José Brites ULP, CECS
  • Inês Amaral ISMT, CECS
  • Lídia Maropo IPS, CICS.NOVA
  • Sílvio Correia Santos UC, CEIS20
  • Pedro Jerónimo ISCSP, CAAP
  • Paula Espírito Santo IUL
  • Liliana Pacheco CIES

Palavras-chave:

audiências, consumos noticiosos, repertórios mediáticos, Cross-Media, metodologia Q

Resumo

As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal. 

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Publicado

2017-12-22