Considerações teóricas a respeito das condições de “abertura crítica” nos trailers
Palabras clave:
Trailers, obra aberta, cinema, interpretaçãoResumen
Os trailers geralmente são os responsáveis pela primeira concepção que o público tem a respeito do filme anunciado. Criam-se, portanto, com base nestas peças publicitárias, expectativas a respeito do que será posto em desenvolvimento na obra anunciada – não raro sob a forma de pressuposições. Estas expectativas, a serem parcial ou integralmente confirmadas ou não diante da experiência de ver o filme em si, são aquilo que nos permitem falar em uma possibilidade de “abertura crítica” nos trailers, a transformar uma relação ordenada, “dada”, com a obra, em um nível (mínimo que seja) de relação crítica. A partir do conceito umbertiano de obra aberta, a abarcar discussões sobre a definição de arte e sobre as características da mensagem estética, este capítulo propõe, dessa maneira, discutir a seguinte questão: faz sentido falar de trailers também como obra aberta?Citas
Eco, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad.: Hildegard Feist. – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
___________. Obra aberta: formas e indeterminação nas poéticas contemporâneas; tradução de Giovanni Cutolo. Trad.: Giovanni Cutolo. 10º ed. – São Paulo: Perspectiva, 2015.
___________. A definição de arte. Trad.: Eliana Aguiar. 1º ed. – Rio de Janeiro: Record, 2016.
____________. Estrutura ausente: introdução à pesquisa semiológica. Trad.: Pérola de Carvalho. – São Paulo: Perspectiva, 2013. 4º reimpressão da 7º edição.
____________. Lector in fabula. Trad.: Attílio Cancian. – São Paulo: Perspectiva, 2011.
____________. Os limites da interpretação. Trad.: Pérola de Carvalho. – São Paulo: Perspectiva. 2012. 2º edição.
____________. Tratado geral de semiótica. Trad.: Antônio de Pádua Danesi e Gilson Cesar Cardoso de Souza. – São Paulo: Perspectiva, 2014. 5º edição.
Genete, Gérard. Paratextos editoriais. Trad.: Álvaro Faleiros – Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
Kernan, Lisa. Coming attractions: reading american movie trailers. Austin: University of Texas Press, 2004.
Landowski, Eric. De L’Imperfection, o livro do qual se fala. In GREIMAS, A. J. Da imperfeição; pref. e trad. Ana Claudia de Oliveira; São Paulo: Hacker Editores, 2002.
Ruiz, Jon D. Definición y Natureza Del Trailer Cinematográfico. Pensar la Publicidad. 2007, vol 1, n.2, 99 – 116.
Silva, Marcel Vieira Barreto, & Costa, Ian. A anunciação do inverno próximo: o trailer serial em Game of Thrones. Revista Passagens – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Ceará. Volume 5. Número 1. Ano 2014. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1351 . Acesso em 25 de junho de 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).