“BIG MOTHER” and the biotechnology possibilities stamped in Bioart
Palabras clave:
Bioart, feminism, biotechnology, breastfeedingResumen
This text brings provocations about the interfaces between Biology and Art on artistic productions in which the manipulation of life is evidenced by cells, blood, bacteria and butterflies. Taking these productions as base we questioned whether it is possible to perceive the feminine in bioart. We chose to construct a narrative about the work “Big Mother” by Patricia Piccinini addressing her biography, the relationship with science and the specificities of these areas that are evoked on the work. “Big Mother” is a hyper-realistic sculpture of a genetically modified monkey caring for and breastfeeding a human baby that makes us imagine biotechnology possibilities in our daily lives. The work leads us to think about women’s lives and their choices; about an outsourced breastfeeding cybernetics in the near future; and about creating a life in laboratory to achieve our individual purposes.
Citas
BEIGUELMAN, Giselle. Link-se: arte/mídia/política/cibercultura- São Paulo: Peirópolis, 2005, p - 10.
CARDOSO, Cristina de Oliveira. Bioarte: aproximações entre arte, ciência e tecnologia. 2010. (Trabalho de conclusão de curso, bacharelado em Artes Plásticas)- Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Artes.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa. Uberlândia, Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
FONSECA, Fabíola Simões Rodrigues da. Bactérias transgênicas, pinceis e bancadas de laboratório. 2017. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
GOMES, Miguel. Bioarte e a Relação do(s) Público(s) com a Ciência. 2014 (Disciplina de Revoluções em Ciência, Licenciatura em Bioquímica) – Universidade do Porto.
ZELIC, Helena; ANDRADE, Heleni. Revista Capitolina. Disponível em: < http://www.revistacapitolina.com.br/20-artistas-mulheres-que-o-mundo-provavelmente-nunca-considerou-mais-importantes-que-qualquer-quadro-picasso-ou-desses-homens-artistas-ai/> Acesso em: 24 de abril de 2019.
SILVA, Matheus. “O mundo de Patricia Piccinini”. Disponível em: < http://inroutes.com/patricia-piccinini/>. Acesso em: 17 de junho de 2016.
MAISTRO, Suelen. Disponível em: < https://maepop.com.br/historia-das-amas-de-leite/> Acesso em: 24 de abril de 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).