Ambient Advertising: a capacidade gerativa de sentido na publicidade não-convencional

Autores/as

  • Sergio Marilson Kulak Universidade Fernando Pessoa (UFP) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Rui Torres Universidade Fernando Pessoa (UFP) e Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)

Palabras clave:

Semiótica. Representação, Tribeca Film Festival, Apocalypse Now

Resumen

A publicidade utiliza diferentes estratégias para efetivar seus discursos, incluindo formatos inusitados de veiculação, como é o caso das Ambient Advertisings. Esta pesquisa objetiva compreender como uma peça de Ambient Advertising tem a capacidade de atrair a atenção dos usuários urbanos e produzir sobre eles algum significado. Assim, o problema de pesquisa se configura do seguinte modo: Como a Ambient Advertising desenvolve seus efeitos de sentido para conquistar seu público-alvo? Para responder a esta pergunta recorre-se à semiótica de linha interpretativa peirceana, com base nos conceitos apresentados por C. S. Peirce e seus estudiosos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória em relação aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos adotados advêm da proposta de análise da semiótica aplicada (Santaella, 2018). Como resultados, identifica-se que os efeitos de evocação/sugestão, indicação e, sobretudo, representação são fundamentais para atrair a atenção do receptor.

Citas

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Publicado

2022-12-02

Número

Sección

Artigos