A narratividade e a discursividade em Vida Maria: uma experiência semiótica na sala de aula
Palabras clave:
semiótica, narrativa, curta-metragem.Resumen
O presente trabalho visa a analisar o discurso presente no curta-metragem Vida Maria, uma animação em 3D, lançada no ano de 2006, produzida pelo animador gráfico Márcio Ramos. O processo de análise ocorreu a partir da leitura individual da pesquisadora; de uma interpretação, sem mediação da pesquisadora, através de textos escritos, produzidos por 28 alunos de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal; e de uma interpretação oral, com mediação da pesquisadora, feita pelos mesmos alunos, após a coleta dos textos escritos. O trabalho tem o intuito de observar a compreensão leitora dos alunos, como eles se posicionam em relação aos elementos narrativos e discursivos do texto/vídeo e como articulam seus argumentos para defender seus pontos de vista, sem e com a intervenção da pesquisadora no ato de ler, com vistas a uma reflexão sobre uma possível alternativa ao professor de Língua Portuguesa, para uma atuação, no âmbito da leitura de textos, com base na semiótica greimasiana. Todas as análises foram feitas com base nessa teoria, respeitando o percurso gerativo de sentido proposto pelo linguista Algirdas Julien Greimas.
Citas
BARROS, D. L. P. de (2005). Teoria semiótica do texto. (4. ed.). Ática.
BARROS, D. L. P. de (1998). Teoria do discurso: Fundamentos semióticos. (3. ed.). Atual.
FIORIN, J. L. (1995). A noção de texto na semiótica. Organon, 9 (23), 163-174. https://doi.org/10.22456/2238-8915.29370
FIORIN, J. L. (1990). Elementos de análise do discurso. (2. ed.). Contexto.
GREIMAS, A. J. (1976). Semântica estrutural. (2. ed.). Cultrix.
GREIMAS, A. J. & COURTÉS, J. (1979). Dicionário de semiótica. Editora Cultrix.
RAMOS, M. (2006). Vida Maria. YouTube. Recuperado em 04 junho, 2021, em https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).