Arts on the streets: graffiti’s relationship with the city of Belém

Authors

Keywords:

Arts, streets, graffiti, art, Belém, woman., urban landscape

Abstract

It is necessary to show the importance of graffiti in a city like Belém, which has been gaining more and more prominence as a great urban center, the valorization of public space by the population, by public authorities, and interaction with the works of these artists, who often remain anonymous, but that pass their message through the images that are their voices to the world. The objective of this article is to talk about how women are inserted within the graffiti scene, more specifically, within the city of Belém and surroundings, showing the art of three women from Pará. The artists who work in the urban landscape graffiti scenario are: Adriana Maria Chagas dos Santo (Drika Chagas), Lays Lago and Marcely Gomes Feliz, better known as Cely Feliz. The urban landscape modified by these artists with their creative processes, allows a new reading of the city loaded with meaning, where it is possible to communicate with society and with the built environment.

Author Biographies

Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes, Universidade da Amazônia

Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cutura - PPGCLC/UNAMA

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo

Doutora em Hitória /UFPA

Lorena Barbosa Lago, Universidade da Amazônia

Discente do PIBIC - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC/UNAMA

References

ABRANTES, B. História do grafite: conheça a história dessa arte! Jul., 2018. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/25/historia-do-grafite/>. Acesso em: 2 nov. 2019.

ASSIS, M.D.P. Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 709-724, set./dez. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a10v34123>. Acesso em: 14 nov. 2019.

ASSIS, S.A.B. A mulher e a arte urbana amazônica: O grafite feminino de Drika Chagas. Estúdio, Lisboa, v. 3, n. 5, p. 86-90, jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164761582012000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 06 dez. 2019.

BARBOSA, L.C. Mural de Kobra na av. 23 de maio é completamente apagado pela prefeitura, Cotidiano, jan., 2017. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/01/28/mural-de-kobra-na-23-de-maio-e-completamente-apagado-pela-prefeitura-de-sp.htm>. Acesso em: 24 nov. 2019.

BARCHI, R. Pichar, pixar, grafitar, colar: Os discursos e representações sobre as pichações nas escolas analisados na perspectiva ambiental e libertária, Teias, Rio de Janeiro, ano 8, n 15-16, jan/dez 2007. Disponível em: . Acesso em 23 out. 2019.

BLAUTH, L., POSSA, A.C.K. Arte, grafite e o espaço urbano. Palíndromo, n. 8, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/viewFile/3458/2479>. Acesso em 11 nov. 2019.

BOBNIC, R. Taki 183, 2014. Disponível em: <https://radiostudent.si/kultura/objekt-meseca/taki-183>. Acesso: em 2 nov. 2019.

CAPITAL Y CRISES, 2015.Seminário de teoria crítica del valor-trabajo. Disponível em: <https://capitalycrisis.wordpress.com/category/la-barbarie-del-capitalismo/page/2/>. Acesso em: 1 nov. 2019.

CHAGAS, D. Boletim urbano, 2019. Disponível em: < http://wwwdlv.natura.com.br/www/nossas-marcas/urbano/boletim-belem/cidade-velha>. Acesso em: 24 out. 2019.

CHAGAS, D. Portifólio. 2017. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1kxbY6vo4KgcEEfQagwE2i1WZqohmJDZH/view>. Acesso em: 22 nov. 2019.

Conceito de estêncil, sd. Disponível em: <https://conceito.de/estencil>. Acesso em: 22 nov. 2019.

COSTA, M.R; MENEZES, J.A.; SAMICO, S.L. Para Além das rotas preestabelecidas: as tensões de gênero em um mutirão de grafite. Athenea Digital, v.13, n.3, p: 57-74, nov., 2013. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/537/53728752005.pdf>. Acesso em 22 out. 2019.

CRUZ, E. História de Belém. Belém: UFPA, 1973. 2 v. (Coleção Amazônica. Série José Veríssimo). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/89. Acesso em: 2 nov. 2019.

CRUZ, E. Ruas de Belém Belém: CEC 1970

CRUZ, V. Festival Cura transforma rua Sapucaí no primeiro mirante de arte urbana do mundo, nov., 2018. Disponível em: <https://www.feiracultural.art.br/2018/11/27/festival-cura-transforma-rua-sapucai-no-primeiro-mirante-de-arte-urbana-do-mundo/>. Acesso em: 2 nov. 2019.

D’ALMEIDA, G. T. Belém/PA: Diversidade e vitalidade urbana, 2013. Disponível em: <http://percorrendobelem.blogspot.com/2014/02/belempa-diversidade-e-vitalidade-urbana_7.html>. Acesso em: 22 nov. 2019.

DORNELAS, L. Movimento hip-hop organizado do Pará comemora 25 anos com a seletiva do Red Bull BC One em Belém, maio, 2018. Disponível em: < https://www.redbull.com/br-pt/a-historia-do-movimento-hip-hop-no-para>. Acesso em: 2 nov. 2019.

EKOSYSTEM.ORG. sd. Disponível em: <http://www.ekosystem.org/tag_big/train/page/13>. Acesso em 1 out. 2019.

Entrevista Cely Feliz - Ratinhas Crew (Vídeo). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C9gOAb5JF8w>. Acesso em: 11 nov. 2019.

FELIZ, C. Hip Hop no Pará (Vídeo). Disponível em: <http://celyfeliz.yolasite.com/say-hello.php>. Acesso em: 24 out. 2019.

FERRARA, Lucrécia D´Alessio. Os Significados Urbanos. São Paulo: FAPESP 2000.

FERREIRA, L. Mensagem contra o estupro é pichada nos muros do centro de ITZ, abr., 2014. Disponível em: <https://imirante.com/imperatriz/noticias/2014/04/15/mensagem-contra-o-estupro-e-pichada-nos-muros-do-centro-de-itz.shtml>. Acesso em: 3 nov. 2019.

FILARDO, P. Pichação (pixo): histórico (tags), práticas e a paisagem urbana, Revista Vitruvius, n 16, dez. 2015. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.187/5881>. Acesso em 22 out. 2019.

FOCO NO JARDIM. Cão Fila KM 26 – O Início da pixação. Blog Oficial, 2019. Disponível em: <http://www.foconojardimmiriam.com.br/2019/03/10/cao-fila-km-26/>. Acesso em 28 nov. 2019.

FOLHA. Prefeitura diz agora que prazo para restauro de pichação é de 72 horas, cotidiano, mar., 2017. Disponível em: <https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1863866-prefeitura-dizagoraqueprazopararestaurodepichacaoede72horas.shtml?cmpid=facefolha>. Acesso em: 24 nov. 2019.

FREITAS, T.T. Mulheres e graffiti: construindo imagens nas ruas de Belém do Pará, Fotocronografias, jun., 2018. Disponível em: <https://medium.com/fotocronografias/mulheres-e-graffiti-construindo-imagens-nas-ruas-de-bel%C3%A9m-do-par%C3%A1-2a52c2f7a465>. Acesso em 2 nov. 2019.

FREITAS, T.T. Pintando com elas: uma etnografia a partir do coletivo de graffiti Freedas Crew Dissertação de Mestrado. 2017. 171p. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Pará. Belém. Disponível em: < http://ppga.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20FINAL%20site.pdf>. Acesso em: 22 out. 2018.

GABBAY, M.M. Representações Sobre O Carimbó: Tradição X Modernidade. IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Rio Branco – AC – 27 a 29 de maio 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/R22-0223-1.pdf>. Acesso em 23 out. 2019.

GIGANTE, S.P. Os gêmeos, 2009. Disponível em: < http://www.osgemeos.com.br/pt/projetos/gigante-vale-do-anhangabau-sao-paulo-brasil/>. Acesso em: 30 out. 2019.

GLOBO. Hit de Grandmaster Flash encabeça lista de maiores canções de hip-hop. Globo.com, 2012. Disponível em: < http://g1.globo.com/musica/noticia/2012/12/hit-de-grandmaster-flash-encabeca-lista-de-maiores-cancoes-de-hip-hop-1.html>. Acesso em: 2 nov. 2019.

GLOBO. Mostra reúne intervenções de Drika Chagas no centro histórico de Belém, agos. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/08/mostra-reune-intervencoes-de-drika-chagas-no-centro-historico-de-belem.html>. Acesso em: 28 out. 2019.

GOMES, L.N. O grafite como forma de influenciar o turismo de uma região: o caso do boulevard olímpico na cidade do Rio de Janeiro. 2017. 103p. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Disponível:<https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5166/1/LEONARDO%20NASCIMENTO%20GOMES.pdf. Acesso em 7 out. 2019.

HIP HOP DE BELÉM. História do Hip Hop de Belém, fatos, fotos e memórias de 1984. 2018. Disponível em: < http://estilodebelemhiphop20anos.blogspot.com/>. Acesso em: 2 nov. 2019.

HOEBEL, E. Adamson e FROST, Everett L., Antropologia Cultural e Social: Edição 9, São Paulo: Editors Cultrix. 1999.

HONORATO, G. MARINHO, F. Grafite: da marginalidade às galerias de arte, sd. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1390-8.pdf>. Acesso em 2 nov. 2019.

HOWES, David et al. The Sensory City Workshop: Sensing the City through Touch and Taste. 2013. Série de Artigos organizados por Centre for Sensory Studies, Concordia Iniversity-Montreal. Disponível em: <http://centreforsensorystudies.org/the-sensory-city-workshop-sensing-the-city-through-touch-and-tast>. Acesso em: 13 mai. 2020.

LIMA, Mariana Poncio de. Muros, Cores e Ideias: Uma análise sociológica com grafiteiros de Curitiba e de São Paulo. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.

JACOBS, Jane, Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fonte,2007.

LA NACION, 2018. Los grafitis y eslóganes de Mayo del 68. Disponível em: < https://www.lanacion.com.py/tenes-que-saber/2018/03/20/los-grafitis-y-esloganes-de-mayo-del-68/>. Acesso em: 2 nov. 2019.

LAU, F. Pichação ganha força política com intervenção de Dória, conexão jornalismo, jan. 2017. Disponível em: < http://www.conexaojornalismo.com.br/conexao-mix/pichacao-ganha-forca-politica-com-intervencao-de-doria-13-46254>. Acesso em: 23 nov. 2019.

MAIA, A.K.A. Grafite urbano como processo folkcomunicacional. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Mossoró - RN – 12 a 14/06/2013. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2013/resumos/R37-1170-1.pdf>. Acesso em: 28 out. 2019.

MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. Grafite. 2019. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/>. Acesso em: 2 nov. 2019.

MELLO, Luiz Gonzaga de Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas/Luiza Gonzaga de Mello. - Petrópolis, Vozes, 2001.

MODELLI, L. De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo. Terra, jan., 2017. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/de-crime-a-arte-a-historia-do-grafite-nas-ruas-de-sao-paulo,197bfeb1f2f807f347a9d9c830fffcdezurzbhdo.html>. Acesso em: 28 out. 2019.

MONTEIRO, V. Não se trata de estética, Esquerda online, 2017. Disponível em: <https://esquerdaonline.com.br/2017/01/26/nao-se-trata-de-estetica/>. Acesso em: 11 nov. 2019.

MORGADO, M. Cão Fila Km 26, 2011. Disponível em: <https://mauriciomorgado.com.br/2011/04/01/cao-fila-km-26/>. Acesso em: 22 out. 2019.

NUNES, S.G.C. Os grafites de drika chagas: uma trajetória visual entre símbolos e signos da cultura amazônica, XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Foz do Iguaçu, PR – 2 a 5/9/2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-1957-2.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

OLIVEIRA, N. Movimento de hip hop do Pará recebe medalha de Direitos Humanos, Observatório do terceiro setor, 2016. Disponível em: <https://observatorio3setor.org.br/noticias/movimento-de-hip-hop-do-para-recebe-medalha-de-direitos-humanos/>. Acesso em: 4 out. 2019.

PAULA, B.X. O movimento hip hop e a construção da identidade negra/juvenil. Revista da ABPN, v. 2 n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/339>. Acesso em: 5 nov. 2019.

PORTALCULTURA. Drika Chagas ministra ateliê de grafite, 2016. Disponível em: <http://www.portalcultura.com.br/node/47057>. Acesso em: 11 nov. 2019.

RAMOS, Célia Maria Antonacci. Grafite, pichação & cia. São Paulo: ANNABLUME, 1994.

SABOYA, Renato T. de Segurança Nas Cidades: Jane Jacobs E os Olhos da Rua. Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2010/02/seguranca-nas-cidades-jane-jacobs-e-os-olhos-da-rua/>. Acesso em: 21.fev.2019

SCANDIUCCI, G. Cultura hip hop: um lugar psíquico para a juventude negro-descendente das periferias de São Paulo. Imaginário, São Paulo, v. 12, n. 12, p. 225-249, jun. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413666X2006000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 dez. 2019.

SILVA, E. L., A gente chega e se apropria do espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

SILVA, G.L. Expressões gráficas urbanas, SD. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2734/2/Gustavo%20Lassala%20Silva2.pdf>. Acesso em: 28 out. 2019.

SILVA, M.L; TOURINHO, H.L. Z. Território, territorialidade e fronteira: o problema dos limites municipais e seus desdobramentos em Belém/PA. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 96-109, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217533692017000100096&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 dez. 2019.

SILVA, V. As escritoras de grafite de porto alegre: um estudo sobre as possibilidades de formação de identidade através dessa arte. 2008. 112p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/123456789/1566/1/Vivian_Silva_Dissertacao.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

SILVA, G. Dina Di: a saudosa rainha do Rap, La parola, 2015. Disponível em: <https://laparola.com.br/dina-di-a-saudosa-rainha-do-rap>. Acesso em 24 nov. 2019.

SOUZA, A. O vocabulário do Graffiti, 2009. Disponível em: <https://gembh.wordpress.com/2009/05/21/205/>. Acesso em: 7 nov. 2019

SPEEDMUSEUM. 2016. OUTDOOR FILM SCREENING: BEAT STREET. Disponível em: <https://www.speedmuseum.org/event/outdoor-film-beat-street/>. Acesso em: 1 nov. 2019.

SURICO, J. Como as Gangues de Nova York dos Anos 70 se Juntaram para Acabar com suas Guerras, Vice, jun., 2015. Disponível em: <https://www.vice.com/pt_br/article/8q4de5/como-as-gangues-de-nova-york-dos-anos-70-se-juntaram-para-acabar-com-suas-gue>. Acesso em 7 out. 2019.

WASHINGTONPOST, 2016. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/news/on-leadership/wp/2016/03/16/this-is-how-the-%20u-s-stacks-up-against-the-worlds-happiest-countries/?arc404=true> Acesso em: 4 nov. 2019.

ZIMBIO. Afrika Bambaataa, 2015. Disponível em: <http://www.zimbio.com/photos/Afrika+Bambaataa/Guggenheim+Young+Collectors+Party/eKQXj3A28SV>. Acesso em: 4 nov. 2019.

ZUIN, A.L. O grafite da vila madalena: uma abordagem sociossemiótica. 7ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação, sd. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2019.

Published

2021-07-23