A COVID-19 e a DGS no Facebook: analisando a Saúde em imagens e texto escrito
Keywords:
DGS, COVID-19, Facebook, imagem, texto, discursoAbstract
A Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibiliza diariamente conteúdo na sua página Facebook acerca da COVID-19. Isto vai ao encontro do que diz a literatura da comunicação de saúde sobre a aposta nas redes sociais por parte de entidades sanitárias. Deste ponto de vista, procura-se perceber, de modo criterial, que discursos se produzem em torno das publicações mais reagidas, incluindo estas imagens com conteúdo sensibilizador. Mais do que a imagem da publicação na mesma página, procura-se perceber a textualidade das descrições, bem como os comentários considerados ‘Mais Relevantes’ pelo Facebook. Recorreu-se à análise visual, seguindo a “gramática visual” de Kress e van Leeuwen (2006), com a orientação de Mota-Ribeiro (2011), para as imagens; à análise textual, seguindo o pressuposto de ligação inerente por Kress e van Leeuwen (2006) e as pistas dadas por Wodak (2009); e à análise do discurso, seguindo as ideias e propostas de Pinto-Coelho (2019, 2008) e van Dijk (2005).
References
Abramson, K., Keefe, B. & Chou, W. S. (2015). Communicating about cancer through facebook: A qualitative analysis of a breast cancer awareness page. Journal of Health Communication, 20(2), 237–243. https://doi.org/10.1080/10810730.2014.927034
Acha-Anyi, A., Acha-Anyi, P. N., Asongu, S. A. & Tchamyou, V. S. (2020). Social media for health promotion: A visual analysis of “TB proof” South Africa’s Facebook page. Technology in Society, 60(1), 101386. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101386
Agência Lusa (2020, 30 de outubro). Covid-19: Especialista alerta que medo de perder salário leva doentes a esconder a doença. Observador. https://observador.pt/2020/10/30/covid-19-especialista-alerta-que-medo-de-perder-salario-leva-doentes-a-esconder-a-doenca/
Almeida, T. C., Heitor, M. J., Santos, O., Costa, A., Virgolino, A., Rasga, C., Martiniano, H. & Vicente, A. (2020). Saúde mental em tempos de pandemia - SM-COVID-19: relatório final (Relatório editado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP). http://hdl.handle.net/10400.18/7245
Alves, D. (2020, 7 de setembro). Atirar máscara para o chão no Luxemburgo dá multa de 49 euros. Contacto. https://www.wort.lu/pt/sociedade/atirar-m-scara-para-o-ch-o-no-luxemburgo-d-multa-de-49-euros-5f55cf90da2cc1784e36514f
Borges, L. (2020, 14 de outubro). Casamentos e baptizados marcados “a partir de hoje” passam a ser reduzidos a 50 pessoas. Público. https://www.publico.pt/2020/10/14/politica/noticia/casamentos-baptizados-marcados-partir-hoje-passam-reduzidos-50-pessoas-1935214
Brandão, D., Martins, N. D. & Pereira, L. (2014). O efeito ambivalente dos media participativos na cultura contemporânea. In F. Paiva & C. Moura (Eds.), DESIGNA 2014 – DESEJO (pp. 97–106). Covilhã: LABCOM. http://labcom.ubi.pt/livro/253
Cabral, A. L. T. (2019). Violência verbal e argumentação nas redes sociais: comentários no Facebook. Calidoscópio, 17(3), 416–432. http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.01
Campos, L., Mansinho, K., Freitas, P. T., Ramos, V. & Sakellarides, C. (2020). Os Desafios dos hospitais perante a COVID-19 e a gripe sazonal durante o outono-inverno de 2020/2021. Acta Médica Portuguesa, 33(11), 716–719. https://doi.org/10.20344/amp.14818
Castells, M. (Ed.) (2000). A era da informação: economia, sociedade e cultura: A sociedade em rede. (Vol. 1). Paz e Terra.
Cleen, B. D. (2017). Populism and nationalism. In C. R. Kaltwasser, P. Taggart, P. O. Espejo & P. Ostiguy (Eds.), The Oxford Handbook of Populism (pp. 434–460). Oxford University Press.
Coelho, Z. P. (2013). Saúde, sociedade, cultura e comunicação. In F. Lopes, T. Ruão, S. Marinho, Z. P. Coelho, L. Fernandes, R. Araújo & S. Gomes (Eds.), A Saúde em Notícia: Repensado Práticas de Comunicação (pp. 8–14). CECS. Retirado de: http://www.cecs.uminho.pt/publicacao/a-saude-em-noticia-repensando-praticas-de-comunicacao/
Cook, M. (1997). Uma teoria de interpretação das formas de tratamento na língua portuguesa. Hispania, 80(3), 451–464. https://doi.org/10.2307/345821
Culliford, E. (2020, 12 de outubro). Facebook to ban content that denies or distorts the Holocaust. Reuters. https://www.reuters.com/article/facebook-policy-holocaust-int-idUSKBN26X1WT
Decreto-Lei no 28-B de 26 de Junho do Ministério da Administração Interna. Diário da República: Série I, 2º Suplemento, No 123 (2020). Acedido a 24 jan. 2021. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/28-B/2020/06/26/p/dre
Endale, M. (2013). Xenophobia. The Encyclopedia of Cross-Cultural Psychology,3, 1371–1373. https://doi.org/10.1002/9781118339893.wbeccp578
Freckleton, I. (2020). COVID-19: Fear, quackery, false representations and the law. International Journal of Law and Psychiatry, 72, 1–12. https://doi.org/10.1016/j.ijlp.2020.101611
Garrido, M. V., Garcia-Marques, L., Jerónimo, R. & Ferreira, M. B. (Ed.) (2012). Formação de impressões e representações cognitivas de pessoas. In Monteiro, M. B. & Vala, J. (Eds.), Psicologia Social (pp. 43–98). Fundação Calouste Gulbenkian.
Ghandi, C. K., Patel, J. & Zhan, X. (2020). Trend of influenza vaccine Facebook posts in last 4 years: a content analysis. American Journal of Infection Control, 48(4), 361–367. https://doi.org/10.1016/j.ajic.2020.01.010
Guilkey, D. K. & Hutchinson, P. L. (2011). Overcoming methodological challenges in evaluating health communication campaigns: evidence from rural Bangladesh. Studies in Family Planning, 42(2), 93–106. https://www.jstor.org/stable/41310715
Heller, E. (2014). A psicologia das cores. Como as cores afetam a emoção e a razão. Editora Gustavo Gili.
Kress, G. & van Leeuwen, T. (2006). Reading images: The grammar of visual design. Routledge.
Lusa (2020, 26 de maio). Zero pede à DGS que sensibilize contra máscaras e luvas deixadas nas ruas. TSF. https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/zero-pede-a-dgs-que-sensibilize-contra-mascaras-e-luvas-deixadas-nas-ruas-12241606.html
McQuail, D. (2010). McQuail’s Mass Communication Theory. SAGE.
Megarry, J. (2014). Online incivility or sexual harassment? Conceptualising women's experiences in the digital age. Women’s Studies International Forum, 47, 46–55. https://doi.org/10.1016/j.wsif.2014.07.012
Mitchell, W. J. T. (1984). What is an image? New Literary History, 15(3), 503–537. https://doi.org/10.2307/468718
Mota-Ribeiro, S. (2011). Do outro lado do espelho: imagens e discursos de género nos anúncios das revistas femininas: uma abordagem socio-semiótica visual feminista [Tese de doutoramento, Universidade do Minho]. RepositoriUM. http://hdl.handle.net/1822/12384
Moutinho, P. & Ferreira, L. M. (2020, 31 de outubro). Depois do espetáculo “inaceitável” da F1, MotoGP fica sem público. ECO. https://eco.sapo.pt/2020/10/31/depois-do-espetaculo-inaceitavel-da-f1-motogp-fica-sem-publico/
Nan, X. & Thompson, T. (2020). Introduction to the special forum on “Public Health Communication in an Age of COVID-19”. Health Communication, 36(14), 1705–1706. https://doi.org/10.1080/10410236.2020.1840754
Noar, S. M., Harrington, N. G., Van Stee, S. K., Aldrich, R. S. (2011). Tailored health communication to change lifestyle behaviors. American Journal of Lifestyle Medicine, 5(2), 112–122. https://doi.org/10.1177/1559827610387255
Park, H., Rodgers, S. & Stemmle, J. (2011). Health organizations’ use of Facebook for health advertising and promotion. Journal of Interactive Advertising, 12(1), 62–77. https://doi.org/10.1080/15252019.2011.10722191
Parott, R. & Kreuter, M. W. (2011). Multidisciplinary, interdisciplinary, and transdisciplinary approaches to health communication. Where do we draw the lines? In T. L. Thompson; R. Parrott & J. F. Nussbaum (Eds.), The Routledge Handbook of Health Communication (pp. 3–17). Taylor & Francis.
Phua, J. & Ahn, S. J. (2016). Explicating the ‘like’ on Facebook brand pages: The effect of intensity of Facebook use, number of overall ‘likes’, and number of friends' ‘likes’ on consumers' brand outcomes. Journal of Marketing Communication, 22(5), 544-559. https://doi.org/10.1080/13527266.2014.941000
Pinto-Coelho, Z. (2008). Discurso jornalístico e a construção da juventude. In M. L. Martins & M. Pinto (Eds.) Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação 6 - 8 Setembro 2007 (pp. 1171–1183). http://hdl.handle.net/1822/37224
Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de contéudo: afinam pelo mesmo diapasão? In P. Serra & A. Gradim (Eds.), Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2017/2018 (pp. 21–44). Covilhã: LABCOM. http://labcom.ubi.pt/book/344
Pohl, H., Domin, C. & Rohs, M. (2017). Beyond just text: Semantic emoji similarity modeling to support expressive communication. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, 24(1), 1–42. https://doi.org/10.1145/3039685
Recuero, R. (2014). Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, 28(68), 114–124. https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.68.06
Ribeiro, P. E. O. (2019). As Relações Públicas e o seu papel atual em torno das redes sociais: tendências e desafios. [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho]. RepositoriUM. http://hdl.handle.net/1822/64749
RTP (2020, 23 de dezembro). Presidenciais. Tiago Mayan responsabiliza ministra da Saúde por mortes no SNS. RTP Notícias. https://www.rtp.pt/noticias/politica/presidenciais-tiago-mayan-responsabiliza-ministra-da-saude-por-mortes-no-sns_v1284498
Ruão, T. (2013). Estratégias de comunicação na saúde – Na promoção da igualdade. In F. Lopes, T. Ruão, S. Marinho, Z. P. Coelho, L. Fernandes, R. Araújo & S. Gomes (Eds.), A Saúde em Notícia: Repensado Práticas de Comunicação (pp. 16–26). CECS. http://www.cecs.uminho.pt/publicacao/a-saude-em-noticia-repensando-praticas-de-comunicacao/
Santaella, L. (2007). As linguagens como antídotos ao midiacentrismo. MATRIZes, 1(1), 75-97. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p75-97
Santos, I. & Lusa, A. (2021, 22 de janeiro). Covid-19. PSP interrompe exame em escola privada de Cascais mas instituição diz que cumpria a lei. Observador. https://observador.pt/2021/01/22/covid-19-psp-interrompe-exame-em-escola-privada-de-cascais-mas-instituicao-diz-que-cumpria-a-lei/#
Seytre, B. (2020). Erroneous communication messages on COVID-19 in Africa. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, 103(2), 587–589. https://doi.org/10.4269/ajtmh.20-0540
Shah, C. (2017). Social Information Seeking. Leveraging the Wisdom of the Crowd. Springer.
Shereen, M. A., Khan, S., Kazmi, A., Bashir, N. & Siddique, R. (2020). COVID-19 infection: Origin, transmission, and characteristics of human coronaviruses. Journal of Advanced Research, 24, 91–98. https://doi.org/10.1016/j.jare.2020.03.005
Silva, F. A. (2021, 16 de janeiro). Restaurante de Barcelos com cartazes a proibir entrada de chineses e comunistas. O Minho. https://ominho.pt/restaurante-de-barcelos-proibe-entrada-de-chineses-e-comunistas/
Silva, S. (2020, 21 de setembro). Ajuntamentos nas escolas. PSP está «atenta e a trabalhar na sensibilização dos pais e dos alunos». Executive Digest. https://executivedigest.sapo.pt/ajuntamentos-nas-escolas-psp-esta-atenta-e-a-trabalhar-na-sensibilizacao-dos-pais-e-dos-alunos/
Snyder, L. B. (2007). Health communication campaigns and their impact on behavior. Journal of Nutrition Education and Behavior, 39(2), S32–S40. https://doi.org/10.1016/j.jneb.2006.09.004
Thayer, L. (1979). Comunicação, Fundamentos e Sistemas. Atlas.
The United Nations Department of Global Communications (2020, 31 de março). UN tackles ‘infodemic’ of misinformation and cybercrime in COVID-19 crisis. Nova Iorque. https://www.un.org/en/un-coronavirus-communications-team/un-tackling-%E2%80%98infodemic%E2%80%99-misinformation-and-cybercrime-covid-19
Van Dijk, T. A. (1988). News Analysis. Case studies of international and national news in the press. Lawrence Erlbaum Associates.
Van Dijk, T. A. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso Campo de Letras.
Van Leeuwen, T. (2015). Multimodality. In D. Tannen, H. E. Hamilton & D. Schiffrin (Eds.), The Handbook of Discourse Analysis (pp. 447–465). John Wiley & Sons.
Wodak, R. (2009). Introduction: discourse studies – important concepts and terms. In R. Wodak & M. Krzyzanowski (Eds.),Qualitative discourse analysis in the Social Sciences. (pp. 1–29). Palgrave.
Zappavigna, M. (2015). Searchable talk: the linguistic functions of hashtags. Social Semiotics, 25(3), 274–291. https://doi.org/10.1080/10350330.2014.996948
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).