Metanarratividade dos espaços em tensão no raconto gráfico Maciste no Inferno
Keywords:
Valêncio Xavier, literatura brasileira, linguagens interagentes, cinema, mídia.Abstract
O artigo estuda a narrativa gráfica Maciste no Inferno, publicada em 1983 pelo artista multimídia Valêncio Xavier. Nela, um personagem anônimo, que flana por uma metrópole sensorialmente estimulante, adentra uma sala de cinema para cometer um abuso sexual, enquanto é projetada a obra fílmica dirigida por Guido Brignone que dá nome ao raconto valenciano. São examinadas as relações temporais e espaciais na dinâmica fronteiriça entre os códigos mobilizados, que delineiam uma natureza metanarrativa que emerge das tensões entre os espaços ficcionais.
References
AUTOR
AUTOR
Anacleto, M.T. (2020). Vozes em travelling: figurações da personagem em A Costa dos Murmúrios. In: Dinâmicas da personagem. Colóquio Internacional “Figuras da Ficção 5”, C. Reis, org. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 267-286.
Araujo, R. G. (2012). O passado vive em mim: a consciência histórica na produção de Valêncio Xavier (décadas de 1970-2000). 117 f. Dissertação (Mestrado em História). Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
Borba, M. S. (2005).Para além da escritura: a montagemem Valêncio Xavier. 2005. 120f. Dissertação (MestradoemTeoriaLiterária). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
Borges, J.L. (1983) Novas Inquirições. Lisboa: Editorial Querco.
Campos, H. (1987). Serafim: um grande não-livro. In: ANDRADE, Oswald. Serafim Ponte Grande. São Paulo: Global.
Civitarese, G. (2010). Metalepse ou a retórica da interpretação transferencial. Revista Brasileira de Psicanálise.Vol. 44, n. 3, p. 159-176.
Genette, G. (2004). Métalepse: De la figure à la fiction. Paris: Seuil.
Jakobson, R. (1974). Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix.
Lotman, I. (1978a). A estrutura do texto artístico. Lisboa: Editorial Estampa.
_______. (1978b). Estética e semiótica do cinema. Lisbora: Editorial Estampa.
_______. The Notion of Boundary. Universe of the Mind. A Semiotic Theory of Culture. Bloomingtonand Indianapolis: Indiana University Press, 1990, p. 131-143.
Machado, A. (2013). Pré-cinemas e pós-cinemas. São Paulo: Papirus.
MACISTE all’Inferno. Direção de Guido Brignone. Torino: Fert, Società Anonima Stefano Pittaluga, 1925. 35mm, 95 min.
McLuhan, H. M. (1954). Joyce, Mallarmé and the press. In: Sewanee Review. Vol. 62, No. 1 (Jan. - Mar.), p. 38-55.
Martelo, R.M. (2015). Livros, filmes, metalepses. In: A escrita do cinema: ensaios. C. Rowland; J. Bértolo, orgs. Lisboa: Documenta.
Peres, A. (2008). As fronteiras enfraquecidas do diegético. In: Comunicação e Cidadania. Actas do 5o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. M. Lemos Martins; M. Pinto, orgs. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), p. 1316-1329.
Robbe-Grillet, A. (1969). Por um nôvo romance. São Paulo: Editora Documêntos.
Rodrigues, A. P. (2010). As interações das linguagens literária e cinematográfica no texto híbrido de Valêncio Xavier. Revista Letras e Letras. Uberlândia, v. 26, n. 2, p. 345-356.
Xavier, V. (1998). Maciste no Inferno. In: Xavier, V. O mez da grippe. São Paulo: Companhia das Letras, p. 81-135.
Xavier, V. (1999). Meu 7º dia: uma novella-rébus. São Paulo: Ciência do Acidente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).