A Paixão de JL: a variação de escala e a reprogramação da história
Keywords:
Carlos Nader. A Paixão de JL. Escala. História. ReprogramaçãoAbstract
A partir do filme A Paixão de JL, de Carlos Nader, o artigo pretende demonstrar como a atual dinâmica entre imagens de arquivo de variadas escalas participa de um processo cultural de reprogramação da história. Utilizamos o filme como sintoma, como um objeto teórico capaz de revelar certas forças em jogo nos arquivos digitais e, consequentemente, em nossa forma de experienciar e imaginar o passado. Para realizar essa reflexão, inserimos o filme de Nader em uma discussão que vincula os estudos do filme de compilação (Catherine Russel) aos estudos da micro-história (Carlo Ginzburg). Em seguida, vinculamos essa relação à ideia de programa e pós-história (Vilém Flusser).
References
BLÜMLINGER, Christa. Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck, 2013.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
CUEVAS, Efren. “Change of scale: home movies as microhistory in documentary films” In Laura Rascaroli/Gwenda Young/Barry Monahan (org.). Amateur Filmmaking: the Home Movie, the Archive, the Web. Bloomsbury, 2014.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.
FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FLUSSER, Vilém. Da futilidade da história. In: Suplemento literário. Jornal Estado de S. Paulo, 7 de maio de 1966.
_______________Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Ed. Duas Cidades, 1983.
_______________Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
_______________Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d’água, 1998.
_______________Photographie and history. 1991. Disponível em: http://flusserbrasil.com. Acesso em 15/02/2020.
_______________O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
_______________Elogio da superficialidade: o universo das imagens técnicas. São Paulo: É Realizações, 2009.
_______________Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
GINZBURG, Carlo. “Détails, gros plan, micro-analyse” In Philippe Despoix, Peter Schöttler (dir.), Siegfried Kracauer, penseur de l’histoire, Sainte-Foy (Québec), Presses de l’université Laval / Paris, Éditions de la Maison des sciences de l’homme, 2006, p. 45‑64.
________________O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LORIGA, Sabina. “Le mirage de l’unité historique” In Siegfried Kracauer penseur de l’histoire, direção de Philippe Despoix e Peter Schöttler, Paris, Editions de la MSH et Presses de l'Université Laval, 2006, p. 29-44.
RASCAROLI, Laura. The personal camera: subjective cinema and the essay film. London: Wallflower Press, 2009.
REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, nº 45, 2010.
RUSSELL, Catherine. Archiveology: Walter Benjamin and archival film practices. Duke University Press, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).