As Três Funções da Música do Monólito em 2001

Authors

Keywords:

trilha sonora, música moderna, audiovisual, cinema, Ligeti.

Abstract

A cena em que um grupo de primatas vivendo na África pré-histórica se depara com um estranho monólito ocorre durante a sequência A Aurora do Homem, a primeira do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, 1968). Este trabalho apresenta as três funções realizadas pela composição Kyrie, que consiste em uma das partes do Réquiem (1963-65) escrito pelo compositor húngaro György Ligeti (1923-2006), escolhida por Kubrick primeiramente para ser parte da trilha musical temporária do filme, mas que acabou se consolidando como a música que representa o monólito nas três cenas em que este aparece. Este artigo discorre sobre a produção da cena, a composição do Kyrie e o modo como se deu a construção da trilha musical temporária realizando uma análise sobre os diferentes sentidos representados pela música na cena do monólito.

Author Biography

Fabrizio Di Sarno, FATEC-TATUÍ/CEUNSP

Formado em Composição Musical pela FAAM e mestre em Comunicação Audiovisual pela UAM. Doutorando com bolsa da CAPES em Comunicação Audiovisual pela UAM sob orientação do prof. Gelson Santana. Professor de disciplinas ligadas à arte, à comunicação e produção musical na FATEC-TATUÍ e CEUNSP. Produtor, tecladista e compositor. Já compôs trilhas sonoras para marcas como: Natura, Governo Federal, Ambev, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Revista Playboy, Odebrecht etc.

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Published

2022-06-03

Issue

Section

Artigos