O Poder Simbólico na Publicidade de Moda. Estudo da Campanha Publicitária Outono / Inverno Mulberry 2013/14

Authors

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Giandra Ceron UNOESC

Abstract

Este texto é resultado de uma pesquisa a modalidade trabalho de conclusão de curso e aborda uma investigação semiótica a respeito da campanha publicitária da coleção Outono/Inverno 2013/14 da marca Mulberry. O objetivo é compreender como a publicidade de moda utiliza-se de símbolos e o que estes símbolos estão aptos a produzir na transmissão do conceito da marca e do produto. A metodologia usada na pesquisa foi um estudo descritivo e qualitativo visando detectar os elementos sígnicos nas imagens. A análise é estruturada na teoria semiótica e dividida em três pontos de vista, o ponto de vista qualitativo icônico, o ponto de vista singular-indicativo e o ponto de vista convencional-simbólico. Além disso, classificamos os principais signos nas 10 categorias convencionadas por Peirce. Como conclusão compreendemos que a campanha publicitária potencializa símbolos específicos da marca e que estes, podem produzir diversas significações e transmitir os valores que a marca possui, confirmando a semiose ilimitada da teoria peirciana. 

Published

2017-08-03

Issue

Section

Artigos