O Cinema de Pedro Almodóvar: uma Estética do Pós-Modernismo
Keywords:
cinema, estética, pós-modernismoAbstract
A partir da análise de Jean-François Lyotard em A Condição Pós-Moderna (1989, Gradiva) e de Gianni Vattimo em O Fim da Modernidade: Nihilismo e Hermenêutica na Cultura Pós-Moderna (1987, Presença), tentaremos compreender e aprofundar o conceito de pós-modernismo (e do conceito, não coincidente, de pós-modernidade), quando aplicado à análise de alguns procedimentos estéticos presentes no cinema de Pedro Almodóvar, recorrendo ainda ao contributo de outros pensadores como Jean Baudrillard (Simulacros e Simulação,1991, Relógio d´Água) e Gilles Lipovetsky (A Era do Vazio: Ensaio sobre o individualismo contemporâneo, 1989, Relógio d´Água). Encontramos muitas das características da cultura dita pós-moderna no seu cinema, como sejam a simulação e o artifício ou o fim do historicismo das chamadas "grandes narrativas" fundadoras da modernidade. A independência de Almodóvar das convenções dos filmes de Hollywood é paralela ao afastamento de algumas tendências dominantes no cinema contemporâneo, à exceção de um ceticismo mais intelectual e europeu, marcado pela ironia e autorreflexão. Este metacinema, resultante da confluência dos filmes populares de Hollywood,em particular do melodrama (Jesús Rodríguez, Almodóvar y el melodrama de Hollywood: historia de una pasión, 2004), e de um cinema de autor ou poético mais artístico, valeu-lhe o epítote de "cineasta pós-moderno" (Jose Luis Sánchez Noriega, Universo Almodóvar. Estetica de la pasión en un cineasta posmoderno, 2007) na contemporaneidade, com uma estética marcada pelo hibridismo das formas narrativas e das imagens (Pedro Poyato Sánchez, Identidad visual y forma narrativa en el drama cinematográfico de Pedro Almodóvar, 2015) e por uma clara distância crítica que as subverte e parodia (Linda Hutcheon, Uma Teoria da Paródia, 1989). A identidade nacional e de género, a sexualidade, a história, a política e as tradições culturais estão claramente articuladas como um tema, deslocadas pela subversão irónica do seu contexto original, mas servidas por uma estética particularmente espanhola que as reconfigura e universaliza. O marginal e a periferia passam a ser o novo centro, o pathos torna-se comédia e o seu cinema popular de autor transforma-se num êxito de público e de crítica e vencedor de Óscares.
References
Referências bibliográficas
Allinson, Mark (2003). Un Laberinto Español. Las Películas de Pedro Almodóvar. Madrid: Ocho y Medio.
Baudrillard, Jean (1991). Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d´Água.
Ceia, Carlos (1999). O que é afinal o pós-modernismo? Lisboa: Edições Século XXI.
Duncan, Paul; Peiró, Bárbara (2011). Los Archivos de Pedro Almodóvar. Colónia: Taschen.
Eagleton, Terry (1996). The Illusions of Postmodernism. Cambridge: Blackwell Publishers.
Giddens, Anthony (2002). As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora.
Harvey, David (2000). Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Edições Loyola.
Hebdige, Dick (1992). Postmodernism and the “politics” of style. In Frascina, Francis; Harris, Jonathan, Art in Modern Culture: An Anthology of Critical Texts. London: Phaidon Press.
Hutcheon, Linda (1989). Uma Teoria da Paródia. Lisboa: Edições 70.
Imbert, Gérard (2010). Cine e Imaginarios Sociales. El Cine Posmoderno como Experiencia de los Límites (1990-2010). Madrid: Cátedra.
Jameson, Fredric (1993). O pós-modernismo e a sociedade de consumo. In Kaplan, E. Ann, O Mal-Estar no Pós-Modernismo: Teorias e Práticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Lipovetsky, Gilles (1989). A Era do Vazio: Ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio d´Água.
Lyotard, Jean-François (1989). A Condição Pós-Moderna. Lisboa: Gradiva.
---------- (1993). O Pós-Moderno Explicado às Crianças: Correspondência 1982-1985. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Merquior, José Guilherme (1979). O significado do pós-modernismo. In Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. N.º 52.
Moreiras-Menor, Cristina (2014). Laberinto de pasiones: lógicas de mercado global y simulacro identitario. In Miriada Hispânica. N.º 8
Polimeni, Carlos (2004). Pedro Almodóvar y el “kitsch” español. Madrid: Campo de Ideas.
Poyato Sánchez, Pedro (2015). Identidad Visual y Forma Narrativa en el Drama Cinematográfico de Pedro Almodóvar. Madrid: Síntesis.
Rodríguez, Jesús (2004). Almodóvar y el Melodrama de Hollywood: Historia de una Pasión. Valladolid: Maxtor.
Sánchez Noriega, José Luis (2017), Universo Almodóvar. Estética de la pasión en un cineasta Posmoderno. Madrid: Alianza Editorial.
Strauss, Frédéric (2006). Conversas com Pedro Almodóvar. Lisboa: 90 Graus Editora
Vattimo, Gianni (1987). O Fim da Modernidade: Niilismo e Hermenêutica na Cultura Pós-Moderna. Lisboa: Editorial Presença.
Vidal, M. Carmen África (1989). Qué es el posmodernismo?. Alicante: Secretariado de Publicaciones Universidad de Alicante.
Zurián, Fran; Vásquez Varela, Consuelo (2005). Almodóvar. El Cine como Pásion. Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha.
Referências filmográficas
Almodóvar, Pedro (1980). Pepi, Luci, Bom e Outras Raparigas como a Mamã. Pepón Corominas.80 min.
------------ (1984). Que fiz eu para merecer isto? Tesauro.112 min.
------------ (1985-86). Matador. Andrés Vicente e Cia Iberoamericana de TV. 96 min.
----------- (1986). A Lei do Desejo. El Deseo e Lauren Films. 100 min.
----------- (1987). Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. El Deseo. 95 min.
----------- (1989). Ata-me. El Deseo. 101 min.
----------- (1991). Saltos Altos. El Deseo e Ciby 2000. 113 min.
----------- (1995). A Flor do Meu Segredo. El Deseo e Ciby 2000. 102 min.
----------- (1997). Em Carne Viva. El Deseo, Ciby 2000 e France 3 Cinema, 102 min.
----------- (1999). Tudo sobre a Minha Mãe. El Deseo, Renn Productions, France 2 e Canal +. 100 min.
---------- (2002). Fala com Ela. Agustín Almodóvar e Esther García. 112 min.
---------- (2004). Má Educação. Agustín Almodóvar e Esther García. 105 min.
---------- (2006). Voltar. Agustín Almodóvar e Esther García. 121 min.
---------- (2009). Abraços Desfeitos. Pedro Almodóvar, Agustín Almodóvar e Esther García. 130 min.
----------- (2011). A pele em que vivo. Agustín Almodóvar e Esther García. 120 min.
----------- (2019). Dor e Glória. Agustín Almodóvar e Esther García. 113 min.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).