Monsters or non-conventional? An intersemiotic reading of creators and creatures in Frankenstein and Edward Scissorhands

Authors

  • Josanille Glenda do Nascimento Ribeiro Glenda Faculdade Integrada de Patos (FIP)
  • Francisco Edinaldo de Pontes Júnior Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Keywords:

Frankenstein, Edward Scissorhands, non-convencional, intersemiotic translation, intermidiality, intertextuality

Abstract

This paper aims to analyze the convergent and divergent points between creators and creatures in the pre-Victorian Gothic novel Frankenstein (2017 [1817]), by Mary Shelley and the cinematographic work Edward Scissorhands (1990), by Tim Burton i n the perspective of the comparative literature and the intersemiotic translation. For the theoretical basis of our work, we have relied on the conceptions by Barboza (2017); Bertin (2016); Carvalhal (2006); Chevalier and Gheerbrant (2019); Clüver (2011); Culler (1999); De Martini and Coelho Júnior (2010); Kristeva (2005); Peirce (2005); Plaza (2003); Rajewiski (2012); Santaella (2004, 2005); Santos (2015); Soares (2018); and, Stam (2006). In conclusion, we have found that, from the perspective of non-conventionalism of creatures, Tim Burton (1990) reinforces in his work what Mary Shelley (1817) tried to transmit to society in the 19th century: that however much we are in a society with many advances in technological terms, the human being continues producing retrograde thoughts, ideas, speeches, and actions in the face of the many differences which exist between social beings.

Author Biographies

Josanille Glenda do Nascimento Ribeiro Glenda, Faculdade Integrada de Patos (FIP)

Especializando-se em Língua e Literatura Inglesa 2020-2022), pela Faculdade Integrada de Patos (Pós-FIP). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2011), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica; ambiguidade; livros didáticos. Especialista em Língua, Linguística e Literatura (2014), pela Faculdade Integrada de Patos (Pós-FIP). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (2015), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-VIRTUAL). Graduada em Letras - Língua Inglesa (2019), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, atua como Professora de Língua Portugesa e de Língua Inglesa na rede de ensino público estadual do Estado da Paraíba, na cidade de Alagoa Grande.

Francisco Edinaldo de Pontes Júnior, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Literatura e Interculturalidade (MLI), pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) (2020-2022), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É graduado em Licenciatura Plena em Letras - Inglês (2019), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa. Realiza pesquisas nas áreas de Língua Inglesa; Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Anglo-americana; Literaturas Lusófonas; com ênfase nas Representações de Gênero na Literatura e em outras Linguagens; Crítica Literária Feminista; Autoria Feminina; Literatura, Memória e Estudos Culturais e Interculturais; e, Literatura Comparada. Atualmente, é membro integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/DGP/CNPq).

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Published

2021-07-23