O consumo do sagrado nos espaços online. The consumption of sacred in online spaces

Authors

  • Anna Maria Salustiano Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT, Lisboa

Keywords:

Candomblé, Consumo, Portugal, Etnografia, Netnografia.

Abstract

Resumo

Em meio às ligações profícuas estabelecidas entre o sagrado, o consumo e a participação de grupos religiosos nos espaços online, propomos este trabalho. O Candomblé reconhece a importância de estar inserido digitalmente, nos espaços, responsáveis pela propagação e manutenção da crença. Prática que dialoga com as demandas de um tempo presente, pautado pelo consumo, inclusive, simbólico do sagrado. Sendo assim, não basta estar em um templo de pedra para se reafirmar como sujeito religioso. Como propõe Sbardeloto (2012, p.1-2) o fiel, onde quer que esteja, quando quer que seja – diante de um aparelho conectado à internet –, desenvolve um novo vínculo com o transcendente e um novo ambiente de culto. Propomos uma netnografia para avaliar como essas comunidades de matrizes afro-brasileiras ocupam o meio digital. Como qualquer outra instituição, estar nesses espaços é tentar garantir um lugar na estrutura de um sistema fundamentado pelo lucro.

Palavras-chave: Candomblé; Consumo; Portugal; Etnografia; Netnografia.

 

Abstract

In consideration of the useful relations established between sacred, demand and attendance in online religious groups we submit the present article. The Candomblé acknowledge the importance of being part of digital spaces whose purpose is to spread and to support belief. This practice meets the needs of our time, which is defined by our consumer society, in itself a symbol of worship. It is, therefore, not necessary to be inside a physical temple in order to become religious. As proposed by Sbardeloto (2012, p.1-2) the faithful, wherever they are, as long as they own a digital device with internet connection, develop a new bond with the transcendent, as well as a new cult environment. We propose an ethnography in order to thoroughly analyse how these Afro-Brazilian communities occupy the digital space. Like any other institution, to be part of those environments means trying to guarantee a place in a system defined by profit.

Key-words: Candomblé; Consumption; Portugal; Etnography; Netnography.       

 

Author Biography

Anna Maria Salustiano, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT, Lisboa

Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/Brasil);

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Brasil);

Estudante de Doutoramento em Ciências da Comunicação, na ULHT, Lisboa;

Analista e editora de conteúdo jornalístico; Audiovisual escrito para mídias e redes sociais numa plataforma global, para um cliente internacional de prestígio; Accenture (Portugal).

http://lattes.cnpq.br/6486932340106754

References

Referenciais teóricos

ALTSCHULL, J. Herbert. Agents of Power. Longman Pub. USA, 1995.

Appadurai, A. ‘The Capacity to Aspire: Culture and the Terms of Recognition’, in Rao, V. and Walton, M., (eds.) Culture and public Action, Stanford University Press, Palo Alto, California, 2004.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Tradução de Artur Mourão. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

BERGER, Peter. O Dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. Buenos Aires: Amarratu Editores, 1971.

BRONSZTEIN, Karla Patriota. Nação dos 318: a religião do consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. PPGCOM – ESPM, Comunicação mídia e consumo, São Paulo, v.11, n.30, p.125-142, jan./abr. 2014.

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Tradução: Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. C. The world of goods. New York: Basic Books, 1979.

ESTALELLA, Adolfo; ARDÈVOL, Elisenda. Ética de campo: hacia una ética situada para la investigación etnográfica de Internet. Espanha, 2007. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/277>. Acesso em: mai.2020

EWEN, Stuart. Captains of consciousness: advertising and the social roots of the consumer culture. McGraw-Hill, 1976.

GROSSBERG, L. (1983/84). The politics of youth culture: Some observation on rock and roll in American culture. Social Text

HINE, C. Virtual Ethnography. Londres: Sage Publications, 2000.

KOZINETS, R. I Want to believe: a nethnography of the'X-Philes' subculture of consumption RV Kozinets. In: NA Advances in Consumer Research, Advances in consumer research, 1997. V. 24, eds. Merrie Brucks and Deborah J. MacInns, Provo, UT: Association For Consumer Research, pages: 470 – 475.

______. Netnography: doing ethnographic research online. London: Sage, 2010.

LIMA, Anna Maria Salustiano de Andrade Lima. Uma avalanche de consumo? A atuação da Bola de Neve Church nos espaços online. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Brasil), 2015.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

MARCUS, George E. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, California, v.24, p. 95-117, 1995.

MARX, Karl. Capital: A Critique of Political Economy. 3 vols. 1909. Chicago. Charles H. KERR & COMPANY, 1909.

MILLER, Daniel; SLATER, Don. The Internet: an ethnographic approach. Oxford-New York: Berg, 2000.

MORIN, Edgar. O método I. A natureza da natureza. Portugal: Publicações Europa-América, 1987.

NEUMANN, Elisabeth. The Spiral of Silence: Public Opinion, Our Social Skin. University of Chicago Press, 1984.

OLIVEIRA, Arilson. Secularização e mercado religioso em Peter Berger. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, UNISINOS, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 7, p. 7-26, jul. 2012.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community: homesteading on the electronic frontier. Cambridge, Massachusetts: Reading: Addison-Wesley, 1993.

ROCHA, Everardo. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: PUC, 2006.

SAHLINS, M. Culture and Practical Reason. University of Chicago Press, 1976.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.

SBARDELOTTO, Moisés. Dos bits à rede: entre a experiência religiosa e a representação social do “católico” na internet. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: COMPÓS, 2012.

STRÜBING, Jörg. Grounded theory. Wiesbaden: VS-Verlag, 2004.

TOENNIES, F. Gesammelte Aufsaetze zur Religionssoziologie, 3 vols. Tuebingen : J.C.B Mohr, 1922.

VERGER, P. Orixás, deuses iorubás na África e no Novo Mundo, p. 95. Salvador: Corrupio, 2002.

_________________. Notas sobre o Culto aos Orixás e Voduns na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, e na antiga costa dos escravos, na África. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes. – 2. ed., 1.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

WITTEL, Andreas. Ethograpfy on the move: from field to net internet: qualitative social research. EUA, v. 1, n. 1, 2000.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. 4 ed. Lisboa: Presença, 1995.

Published

2020-12-30

Issue

Section

Artigos