DANÇA DE HÁBITO: Irmã Cristina em Ballando con le Stelle 2019, uma análise estética da simbiose religião-mídia.
Keywords:
comunicação, mídia, religiãoAbstract
Este trabalho analisa a relação contemporânea entre mídia, entretenimento e religião a partir da observação estética durante a participação de Irmã Cristina no programa italiano Ballando con le Stelle durante a temporada 2019. O texto se desdobra em três partes: a) o deslocamento do sujeito na modernidade tardia (Hall, 2013), b) o hábito, a mídia e o corpo como “dispositivos religiosos” (Martino, 2016) e c) a diversidade como condição e contradição (Gebara, 2017) nos papéis mulher-religiosa e cantora pop-competidora.
References
BALLANDO CON LE STELLE. (2019). Rai Play, 2019. Disponível em <https://www.raiplay.it/programmi/ballandoconlestelle/>. Acesso em: 3 de jun. de 2019.
BERNARDES, M. ; MARQUES, A. C. S. (2014). A constituição da mulher como sujeito político no filme A Fonte das Mulheres e a filosofia política de Rancière: uma aproximação possível. In: COELHO, C. N. P.; MARTINO, L. M. S.;. (Org.). Mídia, Espetáculo e Poder Simbólico. 1ed.São Paulo: InHouse, v. 1, p. 195-220.
DAMISCH, Hubert. (2007). Entrevista conduzida por Joana Cunha Leal. Revista de História da Arte, UNL, nº 3, Lisboa: Edições Colibri, p. 7-18.
DELLO PREITE, Maria. (1979). L'immagine scientifica del mondo di Johann Heinrich Lambert. Razionalità ed esperienza. Bari: Dedalo libri.
DIDI-HUBERMAN, G. (2012). Quando as imagens tocam o real. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, 2(4):204-219.
FERES, Beatriz dos Santos. (2012). Leitura, fruição e ensino: do espectador ao expectador. In: III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e juvenil. Porto Alegre: Edipucrs, v. 1. p. 1-15.
GEBARA, Ivone. (2017). Mulheres, religião e poder: ensaios feministas. São Paulo: Edições Terceira Via.
HALL, S. (2011). Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. Identidade e Diferença. Petrópolis: Vozes.
HALL, S. (2013). A identidade cultural na pós-modernidade. 14a. edição. São Paulo: DP&A.
MARCONDES FILHO, Ciro. (2017). Elemento para a construção de uma comunicologia. De como melhor compreender a comunicação considerando-a como um evento estético. XXVI Encontro Anual da Compós, São Paulo.
MARTINO, L. M. S. (2015). Like a Prayer: articulações da cultura pop na midiatização da religião. In: CARREIRO, Rodrigo. FERRARAZ, Rogério. SÁ, Simone Pereira de. (orgs). Cultura pop. Brasília: Compós, p. 57-72.
MARTINO, L. M. S. (2016). Mídia, religião e sociedade. Das palavras às redes digitais. São Paulo, Paulus.
RAI PLAY. (2019). Il Charleston di Suor Cristina e Stefano Oradei - 30/03/2019. Ballando con le Stelle, 2019. Disponível em: <https://www.raiplay.it/video/2019/03/Il-Charleston-di-Suor-Cristina-e-Stefano-Oradei-30032019-653882f8-4fd9-4634-b7c2-94dedb97f216.html> Acesso em: 3 de jun. de 2019.
RAI PLAY. (2019). Il tango di Suor Cristina e Stefano Oradei - 11/05/2019. Ballando con le Stelle, 2019. Disponível em: <https://www.raiplay.it/video/2019/05/Il-tango-di-Suor-Cristina-e-Stefano-Oradei-11052019-f12c4101-039b-4e94-9272-8a997610de16.html> Acesso em: 3 de jun. de 2019.
RANCIÈRE, Jacques. (2009). A Partilha do Sensível: estética e política. São Paulo: Ed.34.
SIFUENTES, Lírian; RONSINI, Veneza. (2011). O que a telenovela ensina sobre ser mulher? Reflexões acerca das representações femininas. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 18, n. 1.
ZIDKO, Erika. (2014). 'No Brasil, vi que música e fé podem estar juntas', diz freira vencedora do 'The Voice' BBC Brasil, 2014. Disponível em <https://www.raiplay.it/programmi/ballandoconlestelle/>. Acesso em: 15 de ago. de 2019.
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).