A produção comunicacional da escuta da Nona Sinfonia nos jornais brasileiros de 1918
Keywords:
Escuta musical, Interpretante, BeethovenAbstract
Este artigo analisa escutas da Nona Sinfonia de Beethoven como fenômeno de comunicação pelo viés semanalítico (KRISTEVA, 2012) da produção. A escuta musical é concebida como resultado de uma produção de sentido que trabalha aquilo que é musicalmente escutável no interior de um conjunto de materiais bem delimitado. Não se trata, portanto, de retornar a uma fenomenologia da escuta (SCHAEFFER, 2003), nem de aferir a relação entre as escutas expressas e uma suposta escuta adequada (ADORNO, 2009), mas sim de investigar a proliferação de escutas por seus signos e hábitos interpretantes. No território de escutas específico das publicações em jornais nacionais da época da estreia brasileira da Nona (1918), voltamo-nos para o Interpretante Normal com vistas à compreensão dessa comunicação que sempre já constitui as escutas que ela parece simplesmente expressar.
References
ALMEIDA, Laís. F. B.; JANOTTI Jr., Jeder. Edifício Pernambuco: espacialidades da música ao vivo no projeto ExcentriCidades através de uma constelação de conceitos. Fronteiras – estudos midiáticos, v. 17, n. 3, 2015.
AUTOR, 2018.
AUTOR, 2022.
BARTHES, Roland. L’obvie et l’obtus. Paris, França: Ed. du Seuil, 1982.
BARTHES, Roland. Théorie du texte. In: Encyclopaedia Universalis, 1974. Disponível em: https://www.universalis.fr/encyclopedie/theorie-du-texte/. Acesso em: 11 out. 2017.
BIJSTERVELD, Karin. Sonic Skills. Londres, RU: Palgrave Macmillan, 2019.
CONSTALLAT, B. Chrônica musical - Temporada Lyrica. O Imparcial, Rio de Janeiro, 8 de out. 1918, p. 14.
CORREIO DA MANHÃ. Musica – Concertos Symphonicos de Marinuzzi. Rio de Janeiro, 22 de set. 1918.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka – Por uma literatura menor. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Vol. 1). São Paulo, SP: Editora 34, 2011.
DERRIDA, Jacques. O signo, a estrutura e o jogo no discurso das ciências humanas. In: COELHO, E. P. (Org.) Estruturalismo – antologia de textos teóricos. São Paulo, SP: Martins Fontes, Sem Data.
A ÉPOCA. No municipal. Rio de Janeiro, 27 de set. 1918, p. 9.
ESTIVALET, Felipe. V. Virtuosismo da escuta e produção de introspecção. In: Poderes do Som – Políticas, escutas e identidades. Florianópolis, SC: Insular Livros, 2020.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2005
GAZETA DE NOTICIAS. O 4º Concerto Symphonico – A 9ª Symphonia de Beethoven e o Oratorio Rebecca, de Cesar Franck. Rio de Janeiro, 8 de out. 1918, p. 4.
O IMPARCIAL. A 9ª Symphonia de Beethoven. Theatros e Musica. Rio de Janeiro, 6 de out. 1918, p. 7.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo, SP: Cultrix, 2015.
KASUNIC, David. On “Jewishness” and Genre. In: DONOVAN, S.; GRIMES, N.; MARX, W. Rethinking Hanslick: music, formalism and expression. Rochester, EUA: University of Rochester Press, 2013.
KRISTEVA, Julia. Sémanalyse: Conditions d’une sémiotique scientifique. 1969. Disponível em: https://www.degruyter.com/view/journals/semi/5/4/article-p324.xml?language=en (Acesso em 11/10/2020)
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo, SP: Perspectiva, 2012
Laboria Cuboniks. Xenofeminist Manifesto: A Politics for Alienation. 2018. Disponível em: https://laboriacuboniks.net/manifesto/ (Acesso em 09/10/2020).
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mythologiques Vol 1. – Le cru et le cuit. Paris, França: Plon, 2014.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1987.
MORAES, J. Jota de. O que é música. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983.
O PAIZ. Artes e artistas – Música. Rio de Janeiro, 8 de out. 1918, p. 5.
PEIRCE, C. S. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Edição eletrônica: Harvard University Press, 1994.
PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo, SP: Perspectiva, 2008.
REVISTA DA SEMANA. A Nona Symphonia. Notícias e Comentários. Rio de Janeiro, 28 de set. 1918, p. 21.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: Sonora, visual, verbal. São Paulo, SP: Iluminuras, 2009.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Madrid, Espanha: Alianza Editorial, 2003.
STOCKFELT, Ola. Adequate modes of listening. In: COX, C.; WARNER, D. Audio culture: readings in modern music. EUA: Bloomsbury, 2013, pp. 88-93.
SZENDY, Peter. Listen: a history of our ears. Nova Iorque, EUA: Fordham UP, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Eikon

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).