Cenas de um casamento: Bergman e as séries de TV
Abstract
Este artigo defende a ideia de que a minissérie que o diretor sueco Ingmar Bergman realizou para a televisão em 1973, Cenas de um casamento, antecipa elementos da linguagem de séries de TV que surgiram por volta do início do século XXI e que se caracterizaram por uma densidade e uma profundidade da narrativa que pareciam restritas a outras mídias, como a literatura e o cinema. Assim, a minissérie de Bergman pode ser vista como uma importante precursora de tais séries. A fundamentação teórica deste trabalho é construída a partir do pensamento de Marshall McLuhan. Procuramos refletir sobre Cenas de um casamento e as séries contemporâneas diacronicamente, buscando, na minissérie de Bergman, aspectos que viriam a ser retomados por seriados televisivos a partir da virada do século.References
AUMONT, Jacques. Ingmar Bergman : <>. [S. l.]: Cahiers du cinéma, 2003.
AYUSO, Rocío. Babelia. El País. Literatura televisada. 2014. Disponível em: <http://cultura.elpais.com/cultura/2014/09/10/babelia/1410360228_761378.html>. Acesso em: 30 mai. 2023.
BACQUE; M.; FLAMAND, A.; TALPIN, J. Tribunes. Libération. A Baltimore se joue la saison 6 de <>. 2015. 2015. Disponível em: <https://www.liberation.fr/debats/2015/04/30/a-baltimore-se-joue-la-saison-6-de-the-wire_1277075>. Acesso em: 30 mai. 2023.
BALOGH, Anna Maria. Minisséries: la crème de la crème. Revista USP, v. 61, p. 94-101, 2004.
BERGMAN, Ingmar. Imagens. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BERGMAN, Ingmar. Lanterna mágica – uma autobiografia: Ingmar Bergman. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
BIANCULLI, David. The platinum age of television: from I love Lucy to The walking dead, how TV became terrific. Nova Iorque: Doubleday, 2016.
BRANTLEY, Ben. The New York Times. A Marriage in Trouble, in Triplicate. 2014. Disponível em: https://www.nytimes.com/2014/09/23/theater/scenes-from-a-marriage-adapted-from-ingmar-bergman.html. Acesso em: 30 mai. 2023.
BUONANNO, Milly. Serialidade: continuidade e ruptura no ambiente midiático e cultural contemporâneo. Matrizes (Online), v.13, São Paulo, p. 37-58, 2019.
CARR, David. The Media Equation. The New York Times. Barely Keeping Up in TV’s New Golden Age. 2014. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2014/03/10/business/media/fenced-in-by-televisions-excess-of-excellence.html?_r=0>. Acesso em: 30 mai. 2023.
CARRIÓN, Jorge. Teleshakespeare. Madrid: Errata Naturae, 2011.
CELIS, Barbara. Babelia. El País. “La novela está muerta. Para entender el mundo bastan Internet y el vídeo a la carta”. 2015. Disponível em: <http://cultura.elpais.com/cultura/2015/03/25/babelia/1427298916_811461.html>. Acesso em 30 mai. 2023.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
FORT, Charles. A família Soprano e a filosofia. São Paulo: Madras, 2004.
FOUCHÉ, Gwladys. Film. The Guardian. Do Swedes still blame Bergman for upping the divorce rate? 2008. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2008/jul/30/ingmar.bergman>. Acesso em: 30 mai. 2023.
FRIEND, David; STRIMBAN, Sonia. Scenes From a Marriage: Mini-series vs. Theatrical Comparison - Breaking Down Bergman. Youtube. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=COBrHnjXkvU>. Acesso em: 30 mai. 2023.
KALIN, Jesse. The Films of Ingmar Bergman: Cambridge Film Classics. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
KINDER, Marsha. Review: Scenes from a Marriage by Ingmar Bergman. Film Quarterly (1974) 28 (2), p. 48–53. Disponível em: <https://online.ucpress.edu/fq/article/28/2/48/38856/Review-Scenes-from-a-Marriage-by-Ingmar-Bergman>. Acesso em: 30 mai. 2023.
MACNAB, Geoffrey. The Guardian. Back from the cold. 2005. Disponível em: < http://www.theguardian.com/film/2005/sep/23/2>. Acesso em: 30 mai. 2023.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2006.
MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Matrizes (Online), São Paulo, p. 29-52, 2012.
MITTELL, Jason. Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. Nova Iorque: New York University Press, 2015.
MOISI, Dominique. Culture & Society. Project Syndicate. Why We Need “Game of Thrones”. Disponível em: <http://www.project-syndicate.org/commentary/why-we-need-game-of-thrones-by-dominique-moisi-2015-04>. Acesso em: 30 mai. 2023.
MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. François Jost: entre a intimidade e a maldade (comunicação, personagens e séries de televisão na atualidade). São Paulo: Revista Comunicação & Educação, 2018, p. 139-147.
NOACK, Rick. Thanks to HBO, more tourists are flocking to the eerie Chernobyl nuclear disaster site. The Washington Post. 2019. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/world/2019/06/11/thanks-hbo-more-tourists-are-flocking-eerie-chernobyl-nuclear-disaster-site/>. Acesso em: 30 mai. 2023.
SHARGEL, Raphael (org.). Ingmar Bergman Interviews. [S. l.]: University Press of Mississipi, 2007.
SINGER, Irving. Ingmar Bergman, Cinematic Philosopher: Reflections on His Creativity. [S. l].: MIT Press, 2007.
SILVA, Alexandre Rocha da. Semiótica e audiovisualidades: ensaio sobre a natureza do fenômeno audiovisual. Revista Fronteira (UNISINOS), v. 9- nº3, p. 145-153, 2007.
SILVA, Alexandre Rocha da; ROSSINI, Miriam de Souza; ROSÁRIO, Nísia Martins do; KILPP, Suzana. Manifesto audiovisualidades. 2009. Disponível em: <https://gpaudiovisualidades.wordpress.com/2009/11/06/manifesto-audiovisualidades/>. Acesso em: 30 mai. 2023.
SILVA, Marcel Vieira Barreto. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 241-252, 2014a.
SILVA, Marcel Vieira Barreto. Dramaturgia seriada contemporânea: aspectos da escrita para a tevê. Lumina (UFJF. Online), v. 8, p. 1-14, 2014b.
SILVA, Marcel Vieira Barreto. Origem do drama seriado contemporâneo. Matrizes (Online), v. 9, p. 127-143, 2015.
VITO, John de; TROPEA, Frank. Epic Television Miniseries: A Critical History. Jefferson: McFarland, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Eikon

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).