‘Me afogo em você. Enceno a nossa morte’ — As cartas de Elena e a imagem do luto como busca de si e encontro com o outro
Keywords:
Carta Fílmica, Documentário Autobiográfico, Luto, Escritas de Si, ElenaAbstract
Por se tratar de um gênero derivado das memórias, a escrita de si se compõe a partir de diversas formas e, no filme Elena (Petra Costa, 2013), se atravessa ao desejo de elaborar o luto em torno do suicídio de Elena, irmã da realizadora. Nesse processo, a cineasta entrelaça a retomada de cartas gravadas em fita cassete por Elena e a criação de seu próprio filme como uma carta. Neste artigo, parte-se desse filme para pensar as relações entre as narrativas de si e do outro na autobiografia (LEJEUNE, 1989; LANE, 2002) e na carta fílmica (MEDEIROS, 2012; MIGLIORIN, 2014) para tecer relações de ambos com a produção de imagens da elaboração do luto (BELTING, 2014; MONDZAIN, 2015a; 2015b). Busca-se compreender como, em Elena, Costa assume a escrita epistolar e autobiográfica como um espaço em que a elaboração do luto de um outro se entrelaça à escrita fílmica de si.
References
ARFUCH, L.. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BELTING, H.. Antropologia da imagem: para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM/RAUM, 2014
CALAS, F.. Le roman épistolaire. Paris: Armand Collin, 2007.
CUNHA, P. C.. Novas Cartas Portuguesas: o gênero epistolar e a releitura do cânone literário português. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal da Paraíba, 2015, 222f.
HALE, B. D. Introdução ao estudo do Novo Testamento. Rio de Janeiro: Junta de educação religiosa e publicações, 1986.
HAROCHE-BOUZINAC, G.. L ́épistolaire. Paris: Hachete Livre, 1995.
LABBÉ, P.. Primera Persona Singular. Estrategias de (auto)representacíon para modular el “yo” em el cine de no ficción. Comunicación y Medios, n. 26, p. 12-22, 2012.
LANE, J.. Autobiographical Documentary in America. Madison: University of Wisconsin Press, 2002.
LEJEUNE, P.. On Autobiography, Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989.
LEJEUNE, P.. O pacto autobiográfico: de Rousseau à in- ternet. 2a ed. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.
MALUF, S.. Antropologia, narrativas e busca de sentido. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 12, p. 69-82, dez. 1999
MEDEIROS, R.. Partida, Deslocamento e Exílio. Escrever com a imagem: o processo de subjetivação e estética em filmes-carta. 2012, 171f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2012.
MIGLIORIN, C.. Quase-carta para filmes-carta. In: MEDEIROS, Rúbia (org.). Filmes-carta: por uma estética do encontro. Catálogo. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2013. p. 11-12.
MIGLIORIN, C.. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. E-compós, Brasília, v.17, n.1, jan./abr. 2014.
MONDZAIN, M.. A imagem entre a proveniência e a destinação. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015a.
MONDZAIN, M.. Homo Spectator: ver, fazer ver. 1a ed. Lisboa: Orfeu Negro, 2015b
NASIO, J. A fantasia: o prazer de ler Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
ROLLET, P.; BERGALA, A.; BRENEZ, N.; LEJEUNE, P.. Le chemin (filmé) de la vie - Table Ronde. In: BERGALA, A. (org..) Je est un film. Editora Acor, París, 1998.
TIN, E.. Cartas e Literatura: reflexões sobre pesquisa do gênero epistolar. 2005. Disponível em: http://www. unicamp.br/iel/monteirolobato/outros/Emerson02.pdf Acesso em 28.03. 2019
VAN GENNEP, A.. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 1977.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).