Os suplementos de TV sob o olhar da semiótica francesa
Abstract
Este estudo se debruça sobre os suplementos voltados para o universo da televisão, encontrados em três jornais que circulam no Rio de Janeiro: O Globo, Extra e O Dia. O objetivo é analisá-los a partir da semiótica de linha francesa, com o intuito de revelar que tipo de enunciatário é configurado a partir de seus textos. A metodologia consiste em uma análise qualitativa, a partir de um corpus representativo, que busca aplicar os conceitos fundamentais da teoria no nível discursivo para compreender os discursos produzidos em tal material. É possível, portanto, descrever tais publicações como espaços destinados a um leitor específico, ligado a temas do cotidiano, muito além do caráter informativo advindo do resumo das telenovelas. Por meio dos textos introdutórios de cada edição é possível admitir que tais discursos suprem a curiosidade de seus leitores, bem como lhes acrescentam saberes ajustados à coimagem do sujeito da enunciação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).