A COVID-19 e a DGS no Facebook: analisando a Saúde em imagens e texto escrito

Autores

  • Pedro Eduardo Oliveira Ribeiro Estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, e investigador doutorando do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (FCT/CECS).

Palavras-chave:

DGS, COVID-19, Facebook, imagem, texto, discurso

Resumo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibiliza diariamente conteúdo na sua página Facebook acerca da COVID-19. Isto vai ao encontro do que diz a literatura da comunicação de saúde sobre a aposta nas redes sociais por parte de entidades sanitárias. Deste ponto de vista, procura-se perceber, de modo criterial, que discursos se produzem em torno das publicações mais reagidas, incluindo estas imagens com conteúdo sensibilizador. Mais do que a imagem da publicação na mesma página, procura-se perceber a textualidade das descrições, bem como os comentários considerados ‘Mais Relevantes’ pelo Facebook. Recorreu-se à análise visual, seguindo a “gramática visual” de Kress e van Leeuwen (2006), com a orientação de Mota-Ribeiro (2011), para as imagens; à análise textual, seguindo o pressuposto de ligação inerente por Kress e van Leeuwen (2006) e as pistas dadas por Wodak (2009); e à análise do discurso, seguindo as ideias e propostas de Pinto-Coelho (2019, 2008) e van Dijk (2005).

Biografia Autor

Pedro Eduardo Oliveira Ribeiro, Estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, e investigador doutorando do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (FCT/CECS).

Licenciado e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Pedro Eduardo Oliveira Ribeiro é estudante de doutoramento na mesma área, na mesma instituição de ensino. A sua atenção tem-se voltado para os média visuais, com um foco nas mensagens, conteúdos, significados e discursos produzidos. Os seus campos de interesse variam entre o Jornalismo, as Relações Públicas e as redes sociais digitais de modo geral.

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2022-06-03

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Artigos