A COVID-19 e a DGS no Facebook: analisando a Saúde em imagens e texto escrito
Palavras-chave:
DGS, COVID-19, Facebook, imagem, texto, discursoResumo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibiliza diariamente conteúdo na sua página Facebook acerca da COVID-19. Isto vai ao encontro do que diz a literatura da comunicação de saúde sobre a aposta nas redes sociais por parte de entidades sanitárias. Deste ponto de vista, procura-se perceber, de modo criterial, que discursos se produzem em torno das publicações mais reagidas, incluindo estas imagens com conteúdo sensibilizador. Mais do que a imagem da publicação na mesma página, procura-se perceber a textualidade das descrições, bem como os comentários considerados ‘Mais Relevantes’ pelo Facebook. Recorreu-se à análise visual, seguindo a “gramática visual” de Kress e van Leeuwen (2006), com a orientação de Mota-Ribeiro (2011), para as imagens; à análise textual, seguindo o pressuposto de ligação inerente por Kress e van Leeuwen (2006) e as pistas dadas por Wodak (2009); e à análise do discurso, seguindo as ideias e propostas de Pinto-Coelho (2019, 2008) e van Dijk (2005).
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