O Cinema de Pedro Almodóvar: uma Estética do Pós-Modernismo
Palavras-chave:
cinema, estética, pós-modernismoResumo
A partir da análise de Jean-François Lyotard em A Condição Pós-Moderna (1989, Gradiva) e de Gianni Vattimo em O Fim da Modernidade: Nihilismo e Hermenêutica na Cultura Pós-Moderna (1987, Presença), tentaremos compreender e aprofundar o conceito de pós-modernismo (e do conceito, não coincidente, de pós-modernidade), quando aplicado à análise de alguns procedimentos estéticos presentes no cinema de Pedro Almodóvar, recorrendo ainda ao contributo de outros pensadores como Jean Baudrillard (Simulacros e Simulação,1991, Relógio d´Água) e Gilles Lipovetsky (A Era do Vazio: Ensaio sobre o individualismo contemporâneo, 1989, Relógio d´Água). Encontramos muitas das características da cultura dita pós-moderna no seu cinema, como sejam a simulação e o artifício ou o fim do historicismo das chamadas "grandes narrativas" fundadoras da modernidade. A independência de Almodóvar das convenções dos filmes de Hollywood é paralela ao afastamento de algumas tendências dominantes no cinema contemporâneo, à exceção de um ceticismo mais intelectual e europeu, marcado pela ironia e autorreflexão. Este metacinema, resultante da confluência dos filmes populares de Hollywood,em particular do melodrama (Jesús Rodríguez, Almodóvar y el melodrama de Hollywood: historia de una pasión, 2004), e de um cinema de autor ou poético mais artístico, valeu-lhe o epítote de "cineasta pós-moderno" (Jose Luis Sánchez Noriega, Universo Almodóvar. Estetica de la pasión en un cineasta posmoderno, 2007) na contemporaneidade, com uma estética marcada pelo hibridismo das formas narrativas e das imagens (Pedro Poyato Sánchez, Identidad visual y forma narrativa en el drama cinematográfico de Pedro Almodóvar, 2015) e por uma clara distância crítica que as subverte e parodia (Linda Hutcheon, Uma Teoria da Paródia, 1989). A identidade nacional e de género, a sexualidade, a história, a política e as tradições culturais estão claramente articuladas como um tema, deslocadas pela subversão irónica do seu contexto original, mas servidas por uma estética particularmente espanhola que as reconfigura e universaliza. O marginal e a periferia passam a ser o novo centro, o pathos torna-se comédia e o seu cinema popular de autor transforma-se num êxito de público e de crítica e vencedor de Óscares.
Referências
Referências bibliográficas
Allinson, Mark (2003). Un Laberinto Español. Las Películas de Pedro Almodóvar. Madrid: Ocho y Medio.
Baudrillard, Jean (1991). Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d´Água.
Ceia, Carlos (1999). O que é afinal o pós-modernismo? Lisboa: Edições Século XXI.
Duncan, Paul; Peiró, Bárbara (2011). Los Archivos de Pedro Almodóvar. Colónia: Taschen.
Eagleton, Terry (1996). The Illusions of Postmodernism. Cambridge: Blackwell Publishers.
Giddens, Anthony (2002). As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora.
Harvey, David (2000). Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Edições Loyola.
Hebdige, Dick (1992). Postmodernism and the “politics” of style. In Frascina, Francis; Harris, Jonathan, Art in Modern Culture: An Anthology of Critical Texts. London: Phaidon Press.
Hutcheon, Linda (1989). Uma Teoria da Paródia. Lisboa: Edições 70.
Imbert, Gérard (2010). Cine e Imaginarios Sociales. El Cine Posmoderno como Experiencia de los Límites (1990-2010). Madrid: Cátedra.
Jameson, Fredric (1993). O pós-modernismo e a sociedade de consumo. In Kaplan, E. Ann, O Mal-Estar no Pós-Modernismo: Teorias e Práticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Lipovetsky, Gilles (1989). A Era do Vazio: Ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio d´Água.
Lyotard, Jean-François (1989). A Condição Pós-Moderna. Lisboa: Gradiva.
---------- (1993). O Pós-Moderno Explicado às Crianças: Correspondência 1982-1985. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Merquior, José Guilherme (1979). O significado do pós-modernismo. In Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. N.º 52.
Moreiras-Menor, Cristina (2014). Laberinto de pasiones: lógicas de mercado global y simulacro identitario. In Miriada Hispânica. N.º 8
Polimeni, Carlos (2004). Pedro Almodóvar y el “kitsch” español. Madrid: Campo de Ideas.
Poyato Sánchez, Pedro (2015). Identidad Visual y Forma Narrativa en el Drama Cinematográfico de Pedro Almodóvar. Madrid: Síntesis.
Rodríguez, Jesús (2004). Almodóvar y el Melodrama de Hollywood: Historia de una Pasión. Valladolid: Maxtor.
Sánchez Noriega, José Luis (2017), Universo Almodóvar. Estética de la pasión en un cineasta Posmoderno. Madrid: Alianza Editorial.
Strauss, Frédéric (2006). Conversas com Pedro Almodóvar. Lisboa: 90 Graus Editora
Vattimo, Gianni (1987). O Fim da Modernidade: Niilismo e Hermenêutica na Cultura Pós-Moderna. Lisboa: Editorial Presença.
Vidal, M. Carmen África (1989). Qué es el posmodernismo?. Alicante: Secretariado de Publicaciones Universidad de Alicante.
Zurián, Fran; Vásquez Varela, Consuelo (2005). Almodóvar. El Cine como Pásion. Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha.
Referências filmográficas
Almodóvar, Pedro (1980). Pepi, Luci, Bom e Outras Raparigas como a Mamã. Pepón Corominas.80 min.
------------ (1984). Que fiz eu para merecer isto? Tesauro.112 min.
------------ (1985-86). Matador. Andrés Vicente e Cia Iberoamericana de TV. 96 min.
----------- (1986). A Lei do Desejo. El Deseo e Lauren Films. 100 min.
----------- (1987). Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. El Deseo. 95 min.
----------- (1989). Ata-me. El Deseo. 101 min.
----------- (1991). Saltos Altos. El Deseo e Ciby 2000. 113 min.
----------- (1995). A Flor do Meu Segredo. El Deseo e Ciby 2000. 102 min.
----------- (1997). Em Carne Viva. El Deseo, Ciby 2000 e France 3 Cinema, 102 min.
----------- (1999). Tudo sobre a Minha Mãe. El Deseo, Renn Productions, France 2 e Canal +. 100 min.
---------- (2002). Fala com Ela. Agustín Almodóvar e Esther García. 112 min.
---------- (2004). Má Educação. Agustín Almodóvar e Esther García. 105 min.
---------- (2006). Voltar. Agustín Almodóvar e Esther García. 121 min.
---------- (2009). Abraços Desfeitos. Pedro Almodóvar, Agustín Almodóvar e Esther García. 130 min.
----------- (2011). A pele em que vivo. Agustín Almodóvar e Esther García. 120 min.
----------- (2019). Dor e Glória. Agustín Almodóvar e Esther García. 113 min.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).