Sapatos: artifício e adaptação à luz do conceito de imunidade de Peter Sloterdijk

Autores

  • Ariane Alves dos Santos e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP
  • Maria Augusta da Silveira Mitre PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Palavras-chave:

indumentária. Peter Sloterdijk. sapatos

Resumo

A proposta deste artigo é abordar a história dos sapatos a partir de uma perspectiva comunicacional baseada no conceito de imunização, presente na trilogia Esferas, de Peter Sloterdijk.  Nela são abordados os processos comunicativos contemporâneos e suas transformações a partir da domesticação do exterior, incorporando-o a uma interioridade ontológica. Esse movimento está diretamente relacionado à produção da cultura e ao próprio processo de hominização, uma vez que as esferas são formas de imunização e proteção contra os risco que exterior nos coloca. O objetivo da abordagem aqui apresentada é posicionar a criação dos calçados na história da indumentária e no próprio processo de evolução do ser humano, de suas técnicas para proteção corporal e potencialização de sua atividades, afirmando-os como artíficios para a adaptação e intervenção no meio.

Abstract: The purpose of this article is to approach the history of the shoes from a communicational perspective based on the concept of immunization, present in the Spheres trilogy, by Peter Sloterdijk. It addresses contemporary communicative processes and their transformations from the domestication of the exterior, incorporating it into an ontological interiority. This movement is directly related to the production of culture and to the hominization process itself, since the spheres are forms of immunization and protection against the risks that it poses to us from the outside. The objective of the approach presented here is to position the creation of footwear in the history of clothing and in the human being's own evolution process, of its techniques for bodily protection and enhancement of its activities, affirming them as devices for adaptation and intervention in the environment .

Biografias Autor

Ariane Alves dos Santos e, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Ariane: Doutoranda no Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica- PUC-SP  e mestre pela mesma instituição. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e formação em Atuação pela SP Escola de Teatro. Desenvolve pesquisas nos campos das artes visuais, comunicação, processos criativos e semiótica.


 

Maria Augusta da Silveira Mitre, PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Maria Augusta: Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), trabalhou como advogada nas áreas de contencioso cível e família. Posteriormente, graduou-se em Design de Joias e Acessórios, fazendo parte da primeira turma do Istituto Europeo di Design de São Paulo (2007). De 2009 a 2012, morou nos EUA, e frequentou diversos cursos como ouvinte na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (UNC), no departamento de Artes e História da Arte. Em junho de 2016, concluiu o mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a dissertação intitulada "A Aceleração dos Ciclos da Moda", sob orientação de Leda Tenório da Motta. Atualmente, segue pesquisando as questões da moda no programa de doutorado da mesma casa, sob orientação também de Leda Motta. O objeto da pesquisa é Alberto Santos-Dumont, seus modos e modas, idiossincrasia e particularidades de um dandismo brasileiro para o mundo.

 

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Publicado

2021-07-23