O consumo do sagrado nos espaços online. The consumption of sacred in online spaces
Palavras-chave:
Candomblé, Consumo, Portugal, Etnografia, Netnografia.Resumo
Resumo
Em meio às ligações profícuas estabelecidas entre o sagrado, o consumo e a participação de grupos religiosos nos espaços online, propomos este trabalho. O Candomblé reconhece a importância de estar inserido digitalmente, nos espaços, responsáveis pela propagação e manutenção da crença. Prática que dialoga com as demandas de um tempo presente, pautado pelo consumo, inclusive, simbólico do sagrado. Sendo assim, não basta estar em um templo de pedra para se reafirmar como sujeito religioso. Como propõe Sbardeloto (2012, p.1-2) o fiel, onde quer que esteja, quando quer que seja – diante de um aparelho conectado à internet –, desenvolve um novo vínculo com o transcendente e um novo ambiente de culto. Propomos uma netnografia para avaliar como essas comunidades de matrizes afro-brasileiras ocupam o meio digital. Como qualquer outra instituição, estar nesses espaços é tentar garantir um lugar na estrutura de um sistema fundamentado pelo lucro.
Palavras-chave: Candomblé; Consumo; Portugal; Etnografia; Netnografia.
Abstract
In consideration of the useful relations established between sacred, demand and attendance in online religious groups we submit the present article. The Candomblé acknowledge the importance of being part of digital spaces whose purpose is to spread and to support belief. This practice meets the needs of our time, which is defined by our consumer society, in itself a symbol of worship. It is, therefore, not necessary to be inside a physical temple in order to become religious. As proposed by Sbardeloto (2012, p.1-2) the faithful, wherever they are, as long as they own a digital device with internet connection, develop a new bond with the transcendent, as well as a new cult environment. We propose an ethnography in order to thoroughly analyse how these Afro-Brazilian communities occupy the digital space. Like any other institution, to be part of those environments means trying to guarantee a place in a system defined by profit.
Key-words: Candomblé; Consumption; Portugal; Etnography; Netnography.
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