Alfred Hitchcock vs Gus Van Sant – Um estudo sobre a adaptação do filme Psicose
Palavras-chave:
Psicose, Gus Van Sant, Alfred Hitchcock, RemakeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a regravação do filme Psicose, dirigido por Gus Van Sant, e lançado em 1998. O filme em questão foi escolhido por se mostrar um remake atípico, ou até mesmo, único. Diferente dos que geralmente são produzidos pela grande indústria cinematográfica, no remake de Psicose não se observa uma tentativa de adaptação da obra original, mas sim uma reconstrução de cenas idênticas, com alguns traços de uma tentativa de modernização da narrativa. No filme, Van Sant tenta copiar com precisão cada uma das cenas do clássico de Alfred Hitchcock, lançado em 1960. Apesar da arriscada estratégia, o filme é considerado um fracasso de crítica e bilheteria. Por isso, este artigo busca fazer um questionamento sobre esta técnica, o resultado final do filme e a sua relevância para o universo do cinema.
Referências
BILLHEIMER, John 2019. Hitchcock and the Censors. Kentucky: University Press of Kentucky.
BOYD, David; PALME, Barton. 2006. After hitchcock influence, imitation, and intertextuality, Editora da Universidade do Texas.
FRAYLING, Christopher, KEMP, Philip. 2011. Tudo sobre cinema, Ed. Sextante / Gmt.
HILDENBRAND, Johanna; FARIAS, Francisco. 2016. Remakes cinematográficos: violência estética e transformações subjetivas. Revista Científica Internacional.
LABAKI, Amir. Seção Ilustrada. Site Folha de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq09129811.htm – Acesso: 09/06/2015
MARON, Marc. “Gus Van Sant”. 2018. Podcast, 1:32:15. Acesso em: 10/05/2020. https://www.youtube.com/watch?v=tDCAU25NWj0).
PSICOSE. Direção: Alfred Hitchcock. Produção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Joseph Stefano. Universal, 1960. Filme (109min), som, P&B.
PSICOSE. Direção: Gus Van Sant. Produção: Brian Grazer & Gus Van Sant. Roteiro: Joseph Stefano. Universal, 1998. Filme (104min), som, cor.
REBELO, Stephen. 2013. Alfred Hitchcock e os bastidores de psicose, Editora Intríseca LTDA.
RIBEIRO, Fernando. 2012 Desejo e pulsão em Psicose, de Hitchcock, VISO – Cadernos de estética aplicada.
RIGUINI, Renata, FERRARI, Ilka. 2014. A obscenidade do olhar: da janela indiscreta de Alfred Hitchcock à câmera diegética, PePSIC – Periódicos Eletrônicos de Psicologia.
Site Box Office Mojo. http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=psycho98.htm e http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=psycho.htm. Acesso: 05/06/2015.
Site CineClick. http://www.cineclick.com.br/noticias/fracasso-de-john-carter-derruba-presidente-da-disney – Acesso: 05/06/2015
TRUFFAUT, François. 2008. Hitchcock/Truffaut – Entrevistas, Ed. Companhia das letras.
ŽIZEK, Slavoj, 2009. Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno, Ed. Boitempo editorial.
Downloads
Publicado
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).