“BIG MOTHER” e as possibilidades da biotecnologia estampadas na bioarte
Palavras-chave:
Bioarte, feminismo, biotecnologia, amamentaçãoResumo
Esse texto traz provocações acerca das interfaces entre a Biologia e a Arte em produções artísticas nas quais a manipulação da vida é evidenciada por meio de células, sangue, bactérias e borboletas. A partir dessas produções, questionamos se é possível perceber o feminino na bioarte. Optamos por construir uma narrativa a partir da obra “Big Mother” de Patricia Piccinini abordando sua biografia, a relação com a ciência e as especificidades dessas áreas que são evocadas na obra. “Big Mother” é uma escultura hiper-realista de uma macaca geneticamente modificada cuidando e amamentando um bebê humano que nos faz imaginar possibilidades da biotecnologia em nosso cotidiano. A obra nos leva a pensar na vida das mulheres e suas escolhas; na amamentação terceirizada cibernética em um futuro próximo; e na criação de uma vida em laboratório para atingir nossos propósitos individuais.
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