Drive-in Art Arte e identidade pelos caminhos de Portugal
Palavras-chave:
Arte pública, Identidade colectiva, Tradição, Rotundas, Património localResumo
São centenas as obras artísticas instaladas nas rotundas rodoviárias das vilas e cidades portuguesas. É comum os temas desta arte pública serem representações de antigas actividades sociais e culturais, profissões tradicionais, homenagens a personalidades, eventos históricos ou características geográficas das localidades.
Grande parte destes objectos artísticos pretende representar e celebrar, de uma forma estilizada, características e essência daquelas localidades. Mas que “alma” é esta?
D. Afonso Henriques montado num galo de Barcelos ou o maior assador de castanhas do mundo podem representar uma ideia de identidade comunitária. Uma expressão artística que cristaliza cultura, objectos, traços e vida locais em objectos identitários. Mostrar através da arte uma identidade local numa sociedade cada vez mais global.
Referências
DOMINGUES, Álvaro. A Rua da Estrada, Porto, Dafne, 2009
LEAL, João. Usos da cultura popular - Como se faz um povo, Lisboa, Tinta-da-china, 2010
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence (Org.), A invenção das tradições, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997
QUEIRÓS, Eça de. A Cidade e as Serras, Lisboa, Livros do Brasil, 2016
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).